Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->DIAS DE UM JORNALISTA -- 01/08/2016 - 22:59 (PAULO FONTENELLE DE ARAUJO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Os idosos devem conhecer muitas formas de morrer. Por isso todas as noites ligo para a minha mãe jácute; idosa, moradora do interior de São Paulo. Ela tenta me convencer de que voz de mãe afasta vampiros e ter o conhecimento da vida do filho neste mundo é necessácute;rio para validar todas as rezas e pedidos de proteção até a noite seguinte.

Hoje mamãe me fez as mesmas perguntas: Como você estácute;? Como foi o seu dia? Tais perguntas parecem também me dizer que não posso perder meu tempo e devo aproveitar as oportunidades.

Respondi para mamãe descrevendo o meu trabalho como estagiácute;rio em jornalismo. Meus antigos colegas da cidade de Socorro jácute; devem saber do meu estácute;gio no Jornal.

Hoje recordei mamãe sobre o mês de janeiro do ano passado quando estive no Vale do Ribeira e visitei algumas das 300 cavernas da região e não me perdi.


Trezentas cavernas agora estão dentro de mim.

Para minha mãe isto foi indício de proteção e autoridade materna.



DOIS DIAS DEPOIS...



Mamãe me lembrou hoje da principal relação afetiva que eu vivi. Fez comentácute;rios sobre a rotina de Sônia, minha antiga noiva, que assumiu um cargo de assistente administrativa na prefeitura da cidade de Socorro e trabalha agora no próprio gabinete do prefeito. Mamãe disse que o prefeito, na finalização do expediente, no último dia vinte de dezembro, fez questão de festejar o aniversácute;rio de Sônia, sua nova funcionácute;ria, com bolo e docinhos.

Mamãe soube da festividade através das amigas.

Fiquei pensando. Sônia deve ter se julgado o mácute;ximo. Aliácute;s, nos víamos todo mês até ela relacionar o seu desemprego ao nosso noivado. Sônia criou em sua cabeça uma via competitiva: eu desmanchava as suas chances de melhora de vida, porque enquanto eu escrevia no Rio de Janeiro, nada de bom lhe acontecia naquela cidade pequena. Mais ainda, o ar marinho que eu trazia de volta à Socorro deixava apenas azares.

O estranho foi que o emprego na prefeitura e o seu bolo de aniversácute;rio e todas as suas pequenas vitórias e docinhos surgiram-lhe somente após o término do nosso noivado. Coincidência.

Eu peço para mamãe não falar de Sônia, mas ao mesmo tempo, eu pergunto muito sobre Sônia. É uma fixação.

-Ela finalmente jácute; estácute; noiva do prefeito?

O prefeito parece um grande patriarca, mas o que me importa. O Rio de Janeiro produz mais princesas, mais resultados. Ouço mais discursos todos os dias.

 



DO LIVRO: " TOUROS EM COPACABANA"
 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui