Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A verdade sobre o pré-sal (com hífen!) -- 20/10/2008 - 23:48 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"O óleo que se encontra na camada pré-sal foi descoberto pela Petrobrás em 1993, e a previsão para dominar a tecnologia de perfuração e extração nesta profundidade, que seja economicamente viável, é 2015. (Informações de funcionários da própria Petrobrás). Existem tecnologias de perfuração que alcançam mais de 4000 metros de solo além da lamina dágua, mas economicamente viável para extração de petróleo pesado ou seja, de baixa rentabilidade no refino, ainda não existe".

Gustavo Curi, em comentário no site Usina das Palavras (Cfr. http://www.usinadaspalavras.com/ca_comentarios.php)


Obs.: Pré-sal continua com hífen na Reforma Ortográfica, que entrará em vigor em 1/1/2009. Exigem o hífen os seguintes prefixos: além, aquém, ex, pós, pré, pró, recém, sem e vice. Exigem, também, o hífen os prefixos seguidos de "h": anti-higiênico, super-homem, micro-história, extra-humano, co-herdeiro, proto-história, sobre-humano, ultra-heróico. Também terão hífen os prefixos terminados em vogal seguidos por palavra começada com a mesma vogal: anti-inflamatório, auto-observação, contra-ataque, micro-ondas, semi-internato. E também o prefixo terminado por consoante seguido de palavra começada pela mesma consoante: hiper-rico, inter-racial, sub-bloco, super-resistente, super-romântico. Além desses casos, existe o prefixo "sub", que exige hífen com palavra iniciada por "r": sub-raça, sub-região. Ufa! É melhor ter as dicas num papel do que apelar para a memória (Fonte: Dicas de Português, de Dad Squarisi, Correio Braziliense, 19/10/2008, Caderno C, pg. 4).

F. Maier


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui