Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Síndrome da Falta do Que Fazer -- 13/10/2003 - 17:54 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Síndrome da Falta do Que Fazer

(por Domingos Oliveira Medeiros)





Parece que a síndrome da falta do que fazer tomou conta do Partido dos Trabalhadores. O deputado federal Chico Alencar (PT-RJ), a quem admiro bastante, desta vez pisou na bola. O ilustre parlamentar apresentou anteprojeto de lei ao Congresso Nacional propondo alteração do lema da Bandeira Nacional para incluir a palavra Amor, antes de “Ordem e Progresso”.



Entre as justificativas apresentadas pelo referido deputado, ressalta a de que o objetivo da proposta seria a de resgatar a filosofia do positivismo (surgida no século XIX), inspirada na filosofia de Augusto Comte, que teria servido de orientação para o lema atual.



Não me queira mal o ilustre deputado, mas estarei torcendo para que a proposta não prospere; e nem encontre acolhida junto aos seus pares; por várias razões: a primeira delas é a de que a palavra amor está muito desgastada; seu significado, na sociedade atual, é bem outro; e, por sinal, muito distante da acepção ampla do termo. Assim sendo, a bandeira correria o risco de ficar mais para propaganda de motel, do que para representar a grande Nação Brasileira.



Depois, tem a questão levantada pelo professor de História Contemporânea - da Universidade de Brasília -, Estevão Chaves Martins, segundo a qual, e contrariamente ao que pensa o nobre deputado, “ o Brasil foi inspirado por diversos pensamentos, inclusive o positivismo, mas o filósofo francês não chegou a ser o patrono da República brasileira.”. Ainda segundo o citado professor, “Somos herdeiros de uma ideologia não somente de Comte, mas principalmente ligada ao pensamento de que o desenvolvimento econômico do século 19 traria progresso e, por sua vez, bem-estar generalizado”.



Com efeito, não há que alterar nada em nossa bandeira. Basta empunhá-la com amor e seguir, ao pé da letra, o que lá está escrito. A ordem, no sentido da disciplina, da responsabilidade e do respeito na condução da administração deste nação, rumo ao seu futuro vocacional de grande potência mundial; amante das paz, da liberdade e da justiça social.



Depois, basta perseguir o progresso, a partir do estabelecimento de diretrizes políticas e econômicas, assentadas em planejamento previamente e amplamente acordado com todos os brasileiros, e em perfeita sintonia com os anseios de nossa população, como um todo.



Só deste modo seremos capazes de gerar resultados palpáveis e necessários: como, por exemplo, a retomada do crescimento econômico sustentado, a geração de empregos, a distribuição de renda, de oportunidades e a garantia de ascensão e de crescimento profissional, pela via da educação e da cultura.



Precisamos deixar de lado o apego excessivo ao marketing e a propaganda. Estas ferramentas podem até garantir o aumento da popularidade de uma nação, e o conseqüente aumento das vendas de seus bens e serviços, principalmente no exterior, mas, quase sempre, não garantem a qualidade do produto.



Brasília, 13 de outubro de 2003.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui