Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1926 - Comidas de palitos... -- 10/07/2016 - 12:08 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Olha que chato, fico me lembrando do palito da moça e nada da moça, aquela bonitona do Posto Graal. Sei dela por ter relido a minha crónica passada, mas o que fiquei remoendo foi o palito indo e vindo... Lembranças chatas de gente palitando os dentes, eu não disse já ter visto milhares fazendo isso, numa época em que parecia ser elegante, ainda mais com a mão protegendo os lábios tentando esconder tal façanha.
Conversando outro dia com amigos de Saltinho chegou à mesa uma travessa com boa quantia de "espetinhos" deliciosos em belo uso dos palitos: uma rodela de salsicha, um quadradinho de queijo, um legume e uma azeitona, espetados no palito e só faltando o mamão, ou um chuchu, para compor os petiscos da vez numa montagem saudosa. Foi o que conversamos por uma hora ou mais, lembrando-se dos aniversários antigos. Se fosse hoje eu comentaria de outro uso dos palitos que é pegar uma fatia de salame devidamente pingada por limão, ou pegar pedacinhos de queijos untados por azeite de oliva e polvilhados com orégano, costumes em voga nas nossas reuniões rotárias e difícil é pegar a calabresa com cebolas e colocar no meio do pão; para isso a preferência recai ao uso do garfo.
Dona Cida tem outro uso bom para os palitos quando ela faz bife a role, ou brachola, após ela enrolar os bifes com os recheios, ela os prende com palitos, vários. Fica muito bom, mas dá uma preocupação a ela, que não se desliga do perigo de alguém engolir algum e fica o tempo todo dizendo: olha os palitos, olha os palitos...
Meu sogro tinha um uso bom para eles também, só que bem inusitado e que talvez ninguém venha a conhecer. Quando ele furava uma parede para colocar uma bucha, dessas de prender quadros, por exemplo, e o buraco excedia o diàmetro delas, ele o completava com palitos e sempre tinha uma caixinha dos ginas na sua caixa de ferramentas.
Eu disse ter pavor de palitos, mas naquela reunião em Saltinho bem que eu peguei em mais de duas dúzias deles, pois o espetinho estava bom demais e tomei o dobro de cervejinhas do que eu podia ter tomado. Ficamos até contando as quantidades de palitos de um e de outros, ficou faltando um pedacinho de picles entre eles, para o consumo aumentar. E agora a Edna me disse que o melhor para espetar os espetinhos de palitos era um repolho, ou um abacaxi, o que era mais usado. Fica a dica, então.
Perceberam que estou falando bem dos palitos, com certo saudosismo nas palavras e ouvindo Carlos Gonzaga volto mais ao primeiro aniversário que fui e tomei a minha primeira bebedeira, tenho quase certeza da presença dos espetinhos, assim como tenho do primeiro casamento que fui e nem lembro qual. Carlos Gonzaga é o nome artístico de José Gonzaga Ferreira, já tem noventa anos e fez muito sucesso com várias versões musicais americanas, como Diana, Oh! Carol e Cavaleiros do Céu. Gravou também Bat Masterson.
O uso de palitos para palitar dentes continua feio e deselegante, porém o uso deles em servir para aconchegar comidas continua firme, como esta frase: "Além de práticas, as comidinhas servidas no palito são um charme. E para quem pensa que é difícil fugir das escolhas óbvias como frios e picolés, separamos treze ideias para abusar dos espetos com doces e salgados.".
A frase e as treze ideias vocês podem encontrar na "revistacasaejardim.globo.com" e só sair elaborando as receitas com o uso dos palitos, no caso, não só os palitos de dentes, mas outros como palitos de sorvetes e aqueles maiores para churrasco. Joguei no Google o pedido de comidas com palitos e achei mais de quatrocentos e noventa mil resultados e imagens incontáveis de comidas empalitadas, uma mais gostosa que a outra, vejam lá e tenham águas na boca, esclarecendo que os orientais comem com palitos, ou pauzinhos. Os "hashis", usualmente feitos de madeira, manuseados com as mãos não deixam ninguém passar fome e neste domingo dez de sete de dezesseis admito que fiquei com muita vontade de experimentar as comidas de palitos...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui