Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ã-à e Ãh-hà -- 08/06/2001 - 09:20 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Â-Â e o Âh-hã são expressões largamente usadas e tem significado conhecido. O primeiro é uma negativa e sua intensidade dependerá da entonação. O segundo uma concordància. Estas expressões são usadas em muitas situações. A assertiva mais, pelo que noto. Serve para substituir um sim e serve para avisar o interlocutor de que entendemos o que ele queria dizer. Ou fazê-lo pensar assim.

- Ãh-hã

Sua aplicação mais importante no entanto é o de negar ou afirmar, discordar ou concordar com o que nos dizem os outros quando se está com a boca cheia, ou ocupada.

- Aqui?
- Ã-Ã, mais pra lá
- Ãh-hã

Há situações clássicas. Destaco duas. Uma delas ocorre nas churrascarias com serviço em rodízio. Você sabe, estas em que o pessoal fica passando e oferecendo de tudo. Você está atracado a uma costela de porco, mãos, dentes e mente ocupada com a iguaria, algum limão escorrendo pelo queixo, só um pouquinho, e você já não sabe com que mão vai pegar o guardanapo. O passador - assim se chama o rapaz que oferece as carnes - vem e oferece uma costela de gado, daquelas que o motivaram a ir à churrascaria. O que fazer, você quer dizer sim, mas precisa dizer não. Não pode ser um não qualquer que faça o rapaz esquecer da sua mesa. Você tem que dizer um não com elegància. Soltar a costela de porco, nem pensar. Não há tempo. O que fazer? Nestes casos, em que você precisa negar e está com a boca ocupada, basta usar o "Ã-Ã", preferencialmente mexendo com a cabeça horizontalmente. Dependendo da sua expressão facial ele poderá interpretar como um volte mais tarde, ou como um "nem pensar, não gosto de costela de gado". O problema é se você está engolindo o limão e faz a cara errada. Ele pode ficar magoado e nunca mais voltar, nem com costela, nem com banana à milanesa.

A outra situação clássica ocorre quando se está na cadeira do dentista. Por algum motivo que desconheço, a maioria dos dentistas gosta de conversar. Acho bom, eles querem relaxar o paciente. Imagino que faça parte da estratégia profissional. O que não entendo é por que insistem em fazer perguntas. Poderiam contentar-se com uma dissertação sobre a importància da odontologia e os fundamentos da ortodontia e a endodontia e todas as tias do pessoal do prédio, mas fazer perguntas é maldade. Maldade ainda maior quando faz a mais infame das perguntas, feita como se a resposta já não estivesse na face do cliente.

- Está doendo?

Há muitas respostas nesta situação, mas o melhor mesmo é ficar com o bom e velho "Ãh-hÃ.


Escrito em 01.02.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui