Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Comunicação -- 02/10/2008 - 15:25 (GuCinco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comunicação. - GuCinco(01-10-2008)

As vezes é difícil explicar aos outros o que só nós entendemos, é difícil quantificar ao mundo a importância de certas coisas. Mesmo falando o mesmo o idioma nossos ouvidos parecem se fechar a certas coisas e direcionar nossos olhos ao próprio umbigo. Numa comunicação podemos destacar alguns pontos, como: idioma utilizado, predisposição de entender, humor, estado de espirito, meio ambiente e o mais importante a interpretação das palavras.

Sendo um pouco mais especifico vamos falar de interpretação de texto, discurso e oratória que podemos resumir simplesmente em palavras. Gostaria de citar uma frase cujo autor não me lembro “Cada poema é como um castelo e quem lê passa habita-lo” . Vamos entender um pouco mais sobre isso, quantas músicas você jurava que eram uma dramática história de amor e na verdade era sobre o amor de pai e filha? Quantas vezes nos confundimos com as cores, o que uns juram ser verde outros bradam como cinza? É nem sempre dois mais dois são quatro como gostaríamos, nem sempre o azul é da cor do mar e nem sempre nos fazemos entender como gostaríamos.

Sabe aquela conversa racional, onde um fala outro escuta, sem gritos, sem confusões, olho no olho que você adoraria ter com o seu filho com a sua esposa? Dizer tudo que pensa com calma e ter certeza de ser compreendido nos mínimos detalhes, poder racionalmente chegar a um concesso sobre as diferenças, pois é, não é tão simples assim.

Vamos pensar um pouco nas crianças e tentar lembrar de quando éramos uma, tínhamos textos para interpretar e extrair a idéia central como lição na escola, e desde daquela época as respostas geravam margem a discussões porém, não éramos tão bom argumentadores como hoje e muitas vezes prevalecia a opinião de nosso carrasco educador. Uma criança tem um universo de entendimento limitado pela sua vivencia, por suas experiências, ou seja, ela acredita que o mundo é aquilo que ela vive e não enxerga além do muro, por isso utiliza como recurso o choro, a birra e até mesmo desenvolve doenças para defender aquilo que acredita, porque enxergar além do muro requer coragem. É preciso arriscar, ver a vida de uma nova óptica até então desconhecida. A grande questão é o quão diferente de crianças nós somos? Não seriamos apenas crianças crescidas tentando se comunicar com os ouvidos fechados?

É eu sei, estou enchendo o texto de perguntas e parece que não vou chegar a lugar nenhum, mas vamos refletir juntos sobre o tema comunicação, tentar entender por que uns tem o poder de levar multidões à segui-lo e outros vivem tentando explicar o óbvio sem sucesso.

Gostaria de deixar claro que não sou a favor da manipulação da informação, nem da artimanha utilizada por pessoas esclarecidas influenciando grandes massas em beneficio próprio, uma comunicação construtiva vai além do certo ou errado, dos interesses pessoais, ela conecta os envolvidos ao tema em questão, removendo as vaidades, o ego e o orgulho infantil, deixa os interlocutores abertos e focados na comunicação para extrair o conteúdo sem as impurezas e ruídos, focando na mensagem como algo benéfico e por sua vez abrir seu coração expressando tudo que há nele sem disputar quem fala mais alto, ou quem tem maior capacidade de relembrar de fatos do passado.

Não estou dizendo que é fácil alias, seria um tolo se afirmasse isso, mas pode ser feito e faz parte de nossa evolução, conversar, negociar, argumentar e principalmente saber ouvir. Muito foi falado de QI, de inteligencia emocional, de equilíbrio e preparo para a vida moderna, mas esquecemos que mais importante que impor nossas idéias, que comandar e dominar é saber ouvir, entender a outra pessoa.

Ser um bom ouvinte é uma capacidade que tem sido pouco explorada e relevada a segundo plano, fazendo nossas conversas virarem um monólogo em direção ao abismo. A arte da comunicação vai muito além da escrita e da fala, ela passa primeiro pelos ouvidos, um bom comunicador acima de tudo é um excelente ouvinte. Experimente ouvir primeiro, entender, pensar e só depois falar, se coloque no lugar do outro, viaje até ele, pense como ele, sinta o que ele sente, seja ele por alguns instantes, visualize suas dores, suas limitações, desse modo você saberá o que falar e estará habilitado a ter uma conversa de verdade.

Busco a evolução na arte da comunicação para chegar cada vez mais perto do coração e dos sentimento das pessoas, fazer-me entender, plantando a semente das minhas idéias e opiniões no cerne de cada pessoas com honestidade e pureza.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui