Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O pé na senzala do Getulo -- 20/09/2008 - 12:14 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O pé na senzala do Getulio Maine Vallery
20-9-2008


Caro Gabriel,
Hoje é,para nos gauchos do Rio Grande do Sul,a comemoração Farroupilha,quando fomos vitoriosos graças aos esforços dos Farrapos.Pois bem, pois foi o acaso que me levou a encontrar entre os meus recortes,esta crônica do jornalista Edson Nequete,escrita exatamente neste dia,de um ano que nao lembro...
"O pé na Senzala do Getulio
" Acendo uma vela para o Negrinho do Pastoreio,pedindo que ele me ajude (e sei que me ajudará)a encontrar as palavras certas para defender o dele,o nosso e o meu Rio Grande do Sul da torpe acusação de ser o Estado mais racista do Brasi.
Ele,gauchinho,sabe que não é.E a luzinha que lhe voto vai abrindo a claridade e me leva ao glorioso passado,em que nos,os farroupilhas,lutamos,não digo se mais ou menos do que gentes de outras províncias,contra a escravidão.Aprendi,com o velho mestre A.R.Schneider,no velho Diário de Notícias,que toda comparação é odiosa.
E não quero incorrer em tal pecado.
Pergunta-me o negrinho:"Tu sabes,tchê,que o presidente Getulio Vargas admitiu que tinha um pé na sensala?Que os candomblés da Bahia batem cabeça para o batuque do Rio Grande do Sul?Que,primeiramente,na vida política,nas uiversidades e na cultura,em geral,descendentes de negros alçaram altas posições?Fale por mim - diz-me ele,com ar brejeiro - o sorriso luminoso da primeira Miss Brasileira orgulhosamente negra".
O negrinho passa a falar,agora, bem mais serio,no instante em que a trêmula chama da vela está prestes a apagar."Conterrâneo,país algum,como o Brasil,soube pelo temo ir reduzindo a umas poucas brasas a rubra foqueira da discriminação"
Mas está áparecendo agora - tome-se cuidado - quem,eivado de malévolas intenções,sob o pretexto aparente de defender meus irmãos de cor,intenta avivar o fogo já quase extinto do preconceito racial.
Mas antes de montar o alazão,aprontando-se para percorrer encruzilhadas,em romaria,à cata de promessas e do gostoso fumo crioulo,o "santinho" dos pagos adverte:"Há interesses escusos,não se duvide,nessa historia de pretender que esqueçamos ser o Brasil,entre as nações,modelo de fraterna convivência!
E,cantando o Boi Barroso,lá se foi o negrinho,abençoando a querêncvia amada"


Querido Graviel,quis reproduzir esta crônica pelo momento deste Vinte de Setembro de 2008 e homenagear o talento do nosso conterrâneo,jornalista e teatrólogo Edson Nequete,que reside hoje no Rio de Janeiro.
E por oportuno,te digo que alguem esqueceu da característica maior dos gaucho,a cortesia,não convidando a Governadora Yeda Crucius para a inauguração do Polo Naval em Rio Grande,onde estavavam o Presidente Lula e sua Ministra da Casa Civil,Dilma Rossef,entre outrsos.Atos assim eu vivenciei como Presidente do Clube dos Repórtes Políticos do Rio Grande do Sule assisti de perto a força da Ditadura,da discriminação.É lamentável que Neste Momento de tanta glória civica,histórica ,tenha que deixar aqui este registro.
Até,tche!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui