Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Estou na escuta -- 06/09/2008 - 11:58 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Estou na escuta

Calma,Gabriel,não te assustes,eu não estou fazendo escuta clandestina,buscando o famoso "furo" jornalístico,eu estou - apenas - ouvindo o que os colegas estão dizendo sobre este assunto.De todo o lado vem opiniões e informações.Selecionei algumas,vamos ouvir,depois, a tua opinião.É bom que fales comigo pelo Skipe,afinal...
A edição da Isto É,a que está indo para as bancas,revela que o agente Francisco Ambrosio do Nascimento,da ABIN,ex´SNI,coordenou na Polícia Federal a equipe do Satiagrha e que fez escuta dos telefonemas de 18 Senadores,26 Deputados,Ministros do Governo e das mais altas autoridades do Judiciário;
O Claudio Humberto,o colega que foi assessor do ex-Presidente Collor,conta que "a mais moderna Central para gravar telefonemas,a do Senado Federal, tem capacidade de gravar conversas entre ramais e ligações externas de todos os troncos de entrada e saída.Tudo pelo console de operaçao,sem deixar rastros.Custou Cr$ 15 milhões,É igual ao "Sistema Guardião" da Polícia Federal,por exemplo,mas só atua no Senado.A PF considera a hipótese deste sistema ser a origem do grampo no Supremo Tribunal Federal".Para que esta compra? E o pior:a manutenção da central telefônica do Senado,que pode grampear as ligações,é feita por uma emprêsa terceirizada,sem qualquer controle....
Estamos sem contrôle,Gabriel,as duas notícias acima,são sintomas,.o diagnóstico está mais longe!
Como diz o nosso(gaucho)ex-Ministro Carlos Alberto Chiarelli:" Enfim,pode-se ter como polêmico,discutível,a "questão do ponto de vista",até,a privatização do estatal (no final te conto sobre isto,tambem,Gabriel).O que,no entanto deve ser inquestionável. diz Quiarelli,sagrado,"transitado em julgado,é o rechaço à crescente onda de estatizar a privacidade,escancarando-a criminosamente.Falar em regime democrático em um País de grampos e escutas oficiais e clandestinas;dizer que há respeito à Constituição,quando o Estado,intrometido e opressor,desnuda,imoralmente,a privacidade cidadã,faz pensar:e no que seria diferente da ditadura?

Gabriel,depois destes balaços(a semana é farroupilha)te dou dois outros tópicos,que terão desdobramentos sérios:
"Em março,durante reunião na Casa Civil para definir as privatizações na Infraero,a Ministra Dilma Rousseff se impacientou e botou para fora da sala o prtesidente do BNDES,Luciano Courinho.Ele ficou de castigo,na sala de espera,enquanto os técnicos do banco o representavam.Diz ele,o Claudio Humberto,que "para estimular a privatização dos aereoportos o presidente Lula vai enviar projeto ao Congresso (esta notícia Claudio Humberto pblicou no dia 4) aletrando o Código Brasileiro de Aereonautica,de 1968.Para autorizar a prática de atividades comerciais.,hoje proibidas" Eacrescenta:depois de privatizar o Galeao e Viracopos,o Governo deve passar à iniciativa privada,por meio de leilão,os aereoportos de Confins,em Belo Horizobte(MG) e Eduardo Gomes,em Manaus(AM)A Agência Nacional de Aviação Civil é quem vai licitar os aereoportos,após o BNDES formatar o modelo de tranferência como concessão por longo período.A presidente da Anac,Solange Vieira,apresenta um curioso interesse em apressar o processo de privatização" ....(as reticências são minhas,Gabriel)
Finalmente uma dica de leitura para o fim de semana:O Tempos das Redes,de Fabio Duarte,Carlos Quandt e Queila Souza,da Editora Prespectica:o conceito de "rede" é analisado dos pontos de vista social,de mercado,político e cultural,com textos de,entre outros,Fritjof Capra,fisico norte-americano.
Até à conferência pelo Skype,Gabriel.Um abraço
Maine Vallery
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui