Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta recebida de José Nêumanne Pinto -- 28/08/2008 - 11:06 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De: Jose Neumanne Pinto (JOSE.NEUMANNE@grupoestado.com.br)
Enviada: quinta-feira, 28 de agosto de 2008 10:49:39
Para: Félix Maier (ttacitus@hotmail.com)

Caro Félix,

Resposta à questão por escrito que você me entregou no auditório em Brasília:

São dois momentos históricos diferentes. No primeiro, ao liderar as greves dos metalúrgicos do ABC no fim dos anos 70, ele sabotou a legislação trabalhista autoritária, ajudando a solapar as bases da ditadura. É um dos poucos heróis da democracia. Mas, após a queda da ditadura, ele patrocinou a consolidação dos grupos que combateram o regime com armas na mão, não, porém, para substituir a ditadura militar de direita pelo Estado democrático de direito e, sim, para instalar no lugar dela outra ditadura, só que de militantes da esquerda. O resultado desta conciliação chegou ao poder no século 21 com a instauração da democracia de massas no Brasil, pondo em risco as conquistas da velha democracia burguesa. Antes de chegar ao poder, já havia começado o processo de revisão histórica dando a esses militantes nada inocentes status de herói, o que lhes renderam indenizações e lhes possibilitaram abrir discussões insensatas como a reabertura da lei da anistia. Depois da tomada do poder, esses grupos de esquerda fundaram o Foro de São Paulo e passaram a colaborar com as FARCs. Tenho denunciado isso claramente no dia-a-dia no jornal, no rádio, na TV e em minhas palestras, inclusive a que você assistiu anteontem. Outra ameaça à democracia institucional que a sociedade brasileira almejou e conquistou é a conciliação que, para chegar ao poder e nele permanecer, Lula faz com a escória da política patrimonialista brasileira.

Já que não fui claro, pelo menos para você, na exposição em Brasília, espero estar sendo claro agora.

Abraço, obrigado por me dar oportunidade de esclarecer este ponto crucial.

Nêumanne


Tenha as últimas notícias do Estadão direto no seu computador em 1 clique. Acesse: www.estadao.com.br/widget


Obs.: Resposta do jornalista José Nêumanne Pinto a uma pergunta que lhe fiz durante o seminário "Brasil: 1968-2008", ocorrido no dia 26 de agosto no Interlegis, do Senado, em Brasília. Durante sua apresentação, Nêumanne havia dito que Lula era um dos poucos "heróis da democracia". Deixei com ele uma pergunta por escrito: Por que ele considerava Lula um democrata, se ele havia criado, com Fidel Castro, o Foro de São Paulo, que teve por objetivo 1) salvar o regime cubano (que não tem nada de democracia) e 2) comunizar toda a América Latina? (F. Maier)


***

Resposta a Nêumanne (28/8/2008):

Grato, Sr. Nêumanne, pela resposta.

Falta corrigir uma coisa: a clePTocracia que aí está não fundou o Foro de São Paulo depois que chegou ao poder, mas em 1990, após a derrubada do Muro de Berlim e devido ao corte da mesada de Gorbachev a Fidel - antes, portanto, da chegada da "democracia de massas" ao poder a que o Sr. se refere.

Para Lula e companheirada, Cuba deve preservar seu regime tirânico. Para isso, ele anda contribuindo com dinheiro vivo e instalação de empresas na Ilha, como o setor sucro-alcooleiro, e exploração de petróleo, via Petrobras. Hugo Chávez, na outra ponta, contribui gratuitamente com farto óleo venezuelano. Este foi o objetivo primeiro da criação do Foro, realizado por Fidel e Lula: preservar o comunismo na Ilha. O segundo foi "recuperar na América Latina tudo o que foi perdido (pelo comunismo) no Leste Europeu", no dizer do próprio Fidel Castro. O sonho dessa gente é criar na região uma nova União Soviética, a tal União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL), ou qualquer outra denominação que venha a ter. Não esquecer que tempos atrás foi criada a Unasul, que tem exatamente este objetivo.

Assim como a mão masculina tem uma atração fatal por seios femininos, Lula tem uma predileção particular por tiranos, sejam eles latino-americanos, africanos ou asiáticos. As ações de Lula, portanto, são no mínimo dúbias, e nunca, no meu entender, deveria ostentar o título de "herói da democracia".

Atenciosamente,

Félix Maier


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui