Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS MOLHES DA BARRA/Rio Grande -- 08/10/2003 - 18:35 (Leinecy Pereira Dorneles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Imponente construção humana que avança em direção ao mar proporciona além de uma bela atração turística um enorme potencial econômico.

Houve sempre, no decorrer do tempo, muitas propostas de melhoramento da barra, tendo sido ensaiadas algumas delas; mas todas sem o mínimo sucesso. Finalmente, na lei do orçamento do exercício de 1882-1883, o Governo Imperial foi autorizado a mandar proceder os estudos necessários à organização de um projeto definitivo para o porto do RS, bem como a mandar executar os trabalhos de desobstrução da barra ou quaisquer obras provisórias que facilitassem o movimento comercial da Província do mesmo nome.

Em 10. de março de 1915, pela 17 1/2 horas , o navio-escola "BENJAMIN CONSTANT", da armada nacional, calado 6, 35 m, transpôs a barra e, pelas 18 1/2 horas, atracou ao cais do novo porto do Rio Grande.

OS MOLHES do Porto do Rio grande, mais de oitenta anos após sua construção, apresentavam-se bastante comprometido devido à ação das fortes ondas que chegam à nossa região. O impacto constante das ondas estava retirando pedras dos Molhes e assoreando o Canal, gerando um problema que, se não fosse solucionado, em poucos anos impediria a entrada e saída dos navios que utilizam o Porto do Rio Grande. Após a realização de licitação, o Governo Federal assinou , em 1989, o contrato para a Recomposição dos MOLHES DA BARRA DO RIO GRANDE.

( Continua/Parte 2)

LEINECY PEREIRA DORNELES

Poetisa e Ativista cultural

CASSINO-RIO GRANDE

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui