Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Conselhos Paternos -- 18/08/2008 - 16:52 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Conselhos Paternos Maine Vallery 18-08-2008

Sei que o dia dos pais já passou na cronologia do tempo ,que eu e as criaturas de Deus determinaram ..Mas.....olhando um livro,ao acaso,encontrei algo muito precioso ,para mim,para todo o brasileiro.Foi tão preoioso o achado,à época, que eu achei de remontá-lo e assim poder mostrar este presente para todos vocês,especialmente para meu filho,Rodrigo,e para meu netos:
Na íntegra”
Conselhos paternos
Entre as dezenas de audiências no Palácio do Catete,Getulio Vargas encontrava tempo para escrever para seus filhos.Por vezes,deixava de lado a rotina presidencial e se isolava dentro do próprio gabinete para preocupar-se com os filhos distantes.A partir de informações sobre o jovem Maneco,colhidas junto ao irmão Protásio,que ia a São Borja com mais freqüência do que ele,Getulio achou oportuno dar-lhe alguns conselhos.A seguir,trechos da carta escrita pelo ex-presidente Getulio Vargas para o filho Manuel Vargas em 13 de abril de 1942.
Maneco,
Todo o fazendeiro de gado deve também cuidar da agricultura ,porque a cultura extensiva não basta.E um criador previdente deve praticar a cultura intensiva no seu campo.Os efeitos da guerra e da seca que aniquilou as plantações do Nordeste exigem dos brasileiros e de outras regiões um esforço muito maior para compensar esta falta de produção.Mesmo que não o faça para negócio,deves fazê-lo para consumo próprio.É preciso plantar,plantar bastante.Todo aquele que,tendo terras para plantar,podendo fazê-lo,não o faz,está contribuindo para a carestia da vida, não é um bom brasileiro.Quando falo em plantar,refiro-me de preferência aos gêneros de primeira necessidade:milho,feijão,arroz,batatas...
Junto, envio-te,como pediste,o Dom Quixote na saborosa linguagem cervantina.D.Quixote e Sancho Pança são dois pólos da vida. Um (1) Quixote é o idealismo exagerado e fantasista,parecendo talvez ridículo pelo anacronismo de pretender reviver uma época passada,mas é generoso e elevado,ingênuo e atraente,inspirando simpatia por seu idealismo.O outro,Sancho,o escudeiro fiel,é o bom senso sabido e pesado,criterioso e seguro,mas também exagerado pelo apego em demasia à vida e,por isso,pelos acontecimentos.Da combinação dessas duas tendências antagônicas surge o homem moderno,preparado pela técnica,estruturado por uma sólida educação,com conhecimento das coisas práticas da vida e temperado pelo sadio idealismo.
Getulio
É preciso acrscentar algo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui