Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Padaria -- 22/03/2016 - 08:37 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Dia novo! As nuvens correm no céu impelidas pelas brisas do Outono recém-posto. Sim, porque as estações são assim meio que impostas. Se há calor, é verão puro. Se o vento corre, já é Outono. Lá acima, até o Empíreo comanda sem dúvida alguma suas forças alíseas. Se os dias correm mais curtos, é o Inverno. Difícil é definir quando será essa Primavera toda que nos prometem há anos...

Caminho nas ruas. Indivíduos vêm e vão. Melhor ir pela direita porque se o outro vem em velocidade, há risco de uma colisão frontal, tal o ensimesmamento e siso dos transeuntes. Cada qual pensa no próprio umbigo, metido numa barafunda de contas e dívidas que crise nenhuma expõe às abertas; melhor não arriscar. Com minha quase-idade avançada, eu passo ao lado dos postes, ensalsichado e escondido. Passa um bombadinho respirando feito tapir nas horas vagas. Ele só consegue ver o que acha que vê à frente. Melhor não confrontar essa multidão.

 

 

Entro na padaria e ponho o pé direito, porque se entrar com o esquerdo, sabe-se lá se sou vigiado; vão dizer que sou revisionista, vão murmurar que tenho pacto com o tinhoso, diz-que-me-diz pode falar com a boquinha torta e adolescentes podem me rasteirar. Nada disso.

Dirijo-me à moça do balcão de pães.

--Por favor!
--Sim?
--Quero dois pães franceses.

Cometi um pecado capital. Pão francês se faz na França; em tempos de Tropicália, faz-se pão é brasileiro! Ela me olha com aquele rosto vigilante, esperando, com o dedo na máquina como se fora um gatilho, que eu diga a frase correta, sem hesitação. Espera que eu fale, paciente ao extremo. Ela espera que eu fale o que ela quer ouvir. Ouvidos compridos a escutam tiquetaquear no teclado.

--...Desculpe; quero dois moreninhos, de preferência quentes!

Abre-se o sorriso no rosto dela! Parece até que o sol hesitante sai lá fora e faz pica-paus chilrearem aliviados, esquilos antes inúteis descem das árvores e melros enfiam seus biquinhos nas frutas expostas na frutaria! Finalmente, eu pedi certo, salve salve!!!

--Obrigado! Algo mais?

Olho em torno. Turvos olhos cansados observam xícaras de cafés requentados, uma velha corcunda olha de soslaio o suco que teima em sugar de canudinho, dois adolescentes vestidos patrioticamente fazem algazarra, munidos de seus livrinhos vermelhos, escoteiras estouram em risadas na mesa da frente e eu gostaria, sim, de algo mais.

Só não sei ainda o que é.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui