Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1979 - Referências -- 28/02/2016 - 14:24 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se tem uma encrenca que tira suas referências, essa se chama labirintite, por te deixar sem equilíbrio e sem reflexos. Quando nasci, fui agraciado com uma delas, manifestada nos meus vinte e cinco anos e um mês de cama pra começar. As referências giram, giram e o resultado é o enjoo, a ponto de ter que se arrastar para tomar banho, etc e tal.
Agora, já, agorinha mesmo, estou passando por uma ligeira crise e que me deixa ligeiramente zonzo, cuidada por dois vasodilatadores, quais em breve espero que me deixem somente com a minha zonzeira natural. Não estou enjoado por isso, mas pelo tanto que li sobre nosso momento atual, político e económico. Cadê aquelas referências que tínhamos dos bons políticos, cuja confiança era o caminho.
Pelo Houaiss, você encontra uma série de referências sobre referência e sobre referências, uma delas é a relação de algumas coisas entre si. A mesma situação que a Jucilene procurou para mostrar à sua filha, quando ela viajou trinta anos atrás e levou a filha ver a sua passagem de uma escola para outra. A menina estava nervosa com mudança de escola e precisou de referência da mãe para aceitar a escola nova. Ao explicar uma mudança geográfica, a mãe precisou de uma referência histórica, daí a viagem às suas antigas duas escolas, relacionando-as às atuais, da filha.
A mesma relação quando alguém te pergunta - Quais são suas referências? Está querendo saber daquilo de bom que você possa ter, válido também para aquele ditado - "Diga-me com quem andas, que te direi quem és!". Por este aspecto, não podemos dizer que nosso ex-presidente seja uma flor de se cheirar, não é? Vejam a quantidade de amigos dele já presos, por crimes cometidos contra o nosso país. Não estou julgando, apenas constatando.
Usando o mesmo ditado como referência, será que devemos constatar que o dito cujo possa ser preso também. Não sei, a história dirá e nos mostrará a verdade. Referência também é o ato ou efeito de referir, contar ou relatar. Minha expectativa é que alguém nos conte, nos relate, nos refira à verdadeira verdade desse político, que não tem sítio, tríplex, nem celular, talvez nem vergonha de ter nos deixado assim, mesmo com seus inúmeros seguidores.
Por esse lado, concluindo ser uma referência negativa, poderíamos dizer que os opostos seriam a referência certa, mas como? Quem desses opostos está nos dando o caminho, ninguém, ninguenzinho, todo mundo quietinho, se achando sem culpa de nada e achando que o país vai se consertar por si só. Como? Penso que a velha fala - Tudo farinha do mesmo saco, seja a referência a se comentar, tudo farinha do mesmo saco. De novo não estou julgando, só constatando. Quem escreve Cronicas não é juiz, nem Moro. Olha aqui uma referência de peso.
Mais prosaico, referência serve para evitar problemas. Para a mesma Jucilene eu disse para "zebrar" os pilares de sua linha-de-vida, uma construção de proteção do trabalhador quando ele estiver em cima do caminhão, numa carga ou descarga. Os pilares zebrados são as referências aos motoristas das carretas, quando da manobra de encostar bem pertinho do galpão. Nesse caso é o que se espera de mim, por eu ser uma referência da direção da empresa, a mesma que me fará presente bem cedinho amanhã no trabalho.
Para o medroso de avião que sou, quando das minhas poucas viagens já viajadas, a minha grande referência sempre foi a aeromoça, ou as aeromoças. Entendem, elas servindo, sinal de tudo bem. Será? Acho que é!
Neste domingo, vinte e oito de dois de dezesseis, terminando esta com mais de vinte vezes escrito referências, digo que um país sem elas fica menor, que filhos sem elas ficam perdidos; que políticos sem alguma a dar, tem mais é que parar; que elas ruins ou boas são sempre necessárias e a escolha delas a seguir é livre arbítrio, só não divida as consequências.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui