Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Obsessão é uma doença moral -- 05/10/2003 - 21:28 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A obsessão é uma doença moral

Hélio Zenaide*



Os Espíritos influem em nossos pensamentos e atos muito mais do que imaginamos, a tal ponto que, quase sempre, são eles que nos dirigem: “ O livro dos Espíritos”, 459.

Essa influência pode ser benéfica ou maléfica; sendo maléfica e tendo caráter persistente, constitui o fenômeno chamado obsessão.

“A obsessão é a ação persistente que um mau Espírito causa sobre um indivíduo”: Allan Kardec, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. 28, item 81.

O Espírito que causa a obsessão pode ser encarnado ou desencarnado. A obsessão pode ocorrer de desencarnado para encarnado, de encarnado para desencarnado e de encarnado para encarnado.

Podemos nos libertar da influência maléfica dos Espíritos, encarnados ou desencarnados?

“Sim, porque eles só se ligam as pessoas que os solicitam por seus desejos e os atraem por seus pensamentos.” – “O livro dos espíritos”, 467.

Então, somos nós mesmos que abrimos a porta a essa influência maléfica?

Perfeitamente. Nós mesmos a abrimos e nós mesmos podemos fecha-la. O convite parte de nós, não deles. Tudo depende de nós mesmos, da nossa vontade.

- Os Espíritos cuja infuência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas?

- Que queres que eles façam?

Quando nada têm a fazer, abandonam o campo. Não obstante, espreitam o momentos favorável, como o gato espreita o rato”. “O livro dos espíritos”, 468.

Se fechamos a porta (ato de nossa vontade), o obsessor vai embora; se abrimos a porta (também, ato da nossa vontade), o obsessor volta, e até traz outros obsessores com ele:

“E quando o Espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete Espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali, e, são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros” (Mateus, XII: 43 a 45).

A obsessão é, assim, uma ação persistente de um ou vários maus Espíritos (encarnados ou desencarnados) sobre nós (encarnados ou desencarnados), por nossa culpa (dos nossos desejos, vontades, pensamentos, ações e até omissões). Trata-se, pois, de uma doença moral, que afeta, apenas, quem não cultiva a moral, que é a prática do bem. Curando-se da doença moral, o homem, também, se cura da obsessão.

-Por que meio se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos?

-Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e destruís o império que desejam ter sobre vós. Guardai-vos de escutaras sugestões dos Espíritos que suscitam em vós os maus pensamentos, que insuflam a discórdia e excitam em vós todas as más paixões. Desconfiai, sobretudo, dos que exaltam o vosso orgulho, porque eles atacam as vossas fraquezas. Eis porque Jesus vos faz dizer na oração dominical: Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!”. – “O livro dos espíritos”, 469.

Obsessão: doença moral. Desobsessão: saúde (cura) moral.

(*)atuante jornalista paraibano e escritor espírita.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui