Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CASARIOS COLONIAIS RELIGIOSOS -- 24/02/2016 - 22:24 (Dalva da Trindade S. Oliveira (Dalva Trindade)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:145848903606541000





CASARIOS COLONIAIS RELIGIOSOS




 




Construções maravilhosas, com ricos pormenores que não passam despercebidos.




Uma diversidade de estilos e riqueza de detalhes que variam, instigam, encantam e atiçam a curiosidade...




Somos um País ainda novo, mas com obras que foram construídas pelos “homens de ofício” de outras plagas, que aqui deixaram, de forma marcante, a suntuosidade da arte que dominavam.




São construções que precisamos observar desde a sua localização até os primores do material utilizado nelas, como o cedro, o jacarandá, o mármore, o ouro as pedras e tijolos.




As pinturas de quadros e paredes, as madeiras esculpidas em altares, bancos, cômodas, estátuas, a construção e formato dos telhados são um capítulo à parte, com a criatividade finíssima e bem elaborada de cada um deles, como se fossem realizados com o objetivo primordial de oferta a um Deus que merecia qualquer esforço dispendido, nos incontáveis dias que os levariam a obter o resultado almejado.




Com fortes e largas pilastras, levantadas a espaços regulares, formando, às vezes, um quadrado,  os avarandados com um andar superior e sacadas em madeiras torneadas são voltados para um jardim interno, muitas vezes decorados com fontes e esculturas arquitetonicamente bem projetadas. Outros, menores, mais simples, parecem ser apenas um estímulo à meditação solitária, que pode ou não ser acompanhada de momentos de tristeza.




Nas visitas que faço, em algumas cidades, registro um sem número de imagens que me fazem viajar no tempo e na imaginação. Enquanto a fascinação me domina não percebo as sensações que afloram, posteriormente, revendo as fotos.




Apesar de toda a beleza e toda a admiração que sinto, esses jardins contornados pelos avarandados, especialmente os de tamanho pequeno e sem decoração especial, deixam em mim um pouco de angústia, pois não me sentiria livre  - mesmo em pensamento – se ali tivesse vivido. Eu  não consigo considerar que a paz que ali pudesse reinar fosse um gatilho para a alegria verdadeira e interior de muitos que lá se recolheram em busca de maior proximidade com o Altíssimo.




Atualmente, as escolhas de um retiro espiritual de duração indeterminada são mais espontâneas, eu creio, Possivelmente, as orientações religiosas também promovendo a  proximidade das atividades sacras com a realidade humana mais necessitada de ajuda torne esses ambientes, após a dura batalha contra os que precisam de consolo, cura, conforto espiritual e alimentação, em um “oásis de paz” para os missionários, e as orações perfumem esses claustros, como incensos que sobem aos céus.




 




Dalva da Trindade de S. Oliveira




(Dalva Trindade)




24.02.2016


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui