Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DOS LEITORES (26.junho.2008) -- 26/06/2008 - 17:53 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cartas

(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento).


Grande legado

Ruth Cardoso foi uma primeira-dama impecável! A sua intelectualidade, diferente de muitos, a deixava simples, terna, mas com incrível liderança! O Brasil perde uma figura pública das mais competentes e discretas da nossa História! Ruth Cardoso viveu para servir, amou como ninguém o nosso país e deixa um grande legado!
Que Deus a tenha em glória e paz!

PAULO PANOSSIAN
paulopanossian@hotmail.com
Santos

Todos nós hoje desejamos prestar tributo a dona Ruth Cardoso, que exerceu o seu papel de primeira-dama na concepção real do que se espera, trabalhando incansavelmente por projetos para uma sociedade mais justa. E em momento algum o fez por vaidade ou por esperar retribuições: fê-lo por sua crença, por preocupação genuína com o ser humano. Aliás, esta foi a sua marca por toda a vida. Perdemos uma grande realizadora. Este país seria muito melhor se o seu exemplo fosse seguido. Dona Ruth será sempre lembrada como nossa única primeira-dama.

LUCIA HELENA FLAQUER
lflaquer@terra.com.br
São Paulo

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento de Ruth Cardoso. Além de tudo o que sabemos e ainda vamos ouvir falar sobre suas realizações, o que mais me chocou é que no meio de tanta falcatrua, acordos obscuros, compras de votos, subornos, etc., ela era a minha única referência de honestidade. De todas as suas virtudes, essa é a que mais me impressionou. Nunca, jamais ouvimos falar, mencionar ou questionar sobre esta que provavelmente era a sua maior qualidade. Assim, fico ainda mais triste, pois, lá se foi a minha referência.

JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA NETO
luciatavaresteixeira@hotmail.com
São Paulo

O Brasil perde um verdadeiro ícone de seriedade, competência e discrição como primeira-dama, além de todos os demais títulos merecidos que a dona Ruth Cardoso se atribuem. Estamos enlutados e, ao mesmo tempo, agradecidos por seu legado ao povo brasileiro, hoje, tão carente de bons exemplos.

LEILA E. LEITÃO
São Paulo

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama do Brasil dona Ruth Cardoso. Tanto na vida pública quanto na acadêmica, dona Ruth sempre se destacou por seu compromisso democrático, sua independência intelectual e seu espírito de solidariedade, características dos que acreditam na construção de um mundo mais justo e menos desigual.

RICARDO BERZOINI, presidente nacional do PT
São Paulo

Ensinando a pescar

Neste momento do falecimento de dona Ruth Cardoso e do assistencialismo desenfreado que dá até reajuste de produtividade e torna permanente, como recurso eleitoral, o que deveria ser passageiro, é bom lembrar a inclusão social que preconizava a ex-Primeira-Dama (com letra maiúscula) do Brasil, sem assistencialismo, ensinando a pescar.

MÁRCIO M. CARVALHO
mmcoak@hotmail.com
Bauru

Causas sociais

Consternação é pouco para descrever o sentimento de perda
de uma pessoa tão brilhante quanto dona Ruth Cardoso. Exemplo de trabalho sério, competente e de compromisso com as causas sociais, particularmente com a juventude. Perdem os jovens, perde a política, perde o Brasil. Que a sua sabedoria e o seu altruísmo iluminem todos nós.

MARIANA MONTORO JENS, coordenadora de Programas para a Juventude
do governo do Estado
mariana.montoro@uol.com.br
São Paulo

Irreparável perda. A professora e antropóloga sempre foi uma importante orientadora para mim, tanto do ponto de vista intelectual quanto no aspecto político. Foi também referência no País, nos meios acadêmicos e no nosso partido, e basta lembrar que ela foi co-responsável por uma importante iniciativa do governo Fernando Henrique Cardoso: a criação do programa Bolsa-Escola. Ruth Cardoso nunca se envolveu muito nas questões políticas e burocráticas do PSDB, por seu temperamento acadêmico e sua visão de mundo. Sua atuação se relacionou sempre a discussões conceituais e ideológicas. O que a empolgava era a concepção de políticas sociais com ênfase no binômio desenvolvimento econômico e social. Antes de criarmos os programas Ação Família - Viver em Comunidade e São Paulo Protege, tivemos rodadas de discussões conceituais com ela. No caso do São Paulo Protege, Ruth Cardoso defendia o trabalho intersetorial com as populações de rua, envolvendo, por exemplo, agentes de saúde pública, habitação. Sempre com a serenidade que lhe era peculiar, soube nesses e em outros debates influenciar e dar forma às propostas. É desnecessário dizer a falta que fará ao País e ao partido. Uma figura de grande importância em nossa História.

FLORIANO PESARO, sociólogo, ex-secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e ex-secretário nacional do Bolsa-Escola
contato@florianopesaro.com.br
São Paulo

Ação solidária

Lamento profundamente a morte de Ruth Cardoso. Como sócia fundadora da Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, tive o privilégio de conviver com ela e de acompanhar de perto sua brilhante atuação. A Alfabetização Solidária atendeu milhões de brasileiros em centenas de municípios, localizados muitas vezes nos mais inacessíveis rincões de pobreza do Brasil. Pela qualidade técnica e impressionante criatividade metodológica, o programa foi divulgado e apreciado em cerca de 19 países deste e de outros continentes, fruto de seu pertinaz trabalho e talento como hábil articuladora de colaborações. Ruth foi também uma das mais excepcionais professoras da USP. Que não se apague da memória da Nação o seu admirável trabalho!

NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, professora-titular da USP
nellcan@terra.com.br
São Paulo

Não posso deixar de registrar o meu pesar pessoal diante da morte da sra. Ruth Cardoso, professora que a Universidade Cruzeiro
do Sul (Unicsul) teve a honra de ter no seu restrito quadro de Doutores Honoris Causa. A professora doutora Ruth Cardoso está intimamente associada a uma das fases mais importantes da história da Unicsul. O caráter extensionista desta instituição teve a oportunidade de se fazer concreto e nacionalmente reconhecido durante os anos 90, em que o Projeto Universidade Solidária, idealizado pela professora, mobilizava o País e tentava mudar a cultura assistencialista e paternalista da nossa sociedade. A Unicsul “mergulhou” na idéia e conseguiu a implementação de projetos de sustentabilidade pelo País afora, liderando inclusive a única missão internacional do Universidade Solidária, na África. A Unicsul sente-se extremamente honrada por ter tido o privilégio de compartilhar um momento de sua história com este exemplo de cidadã brasileira, ícone de uma feliz e não distante época em que seriedade, inteligência, preparo, educação, desapego e espírito público eram devidamente valorizados no nosso país.

FÁBIO FIGUEIREDO, diretor-adjunto da Unicsul
São Paulo

Fonte de inspiração

É com profundo sentimento de pesar que registramos a morte de nossa querida colega Ruth Cardoso. A professora Ruth foi uma fonte de inspiração para quantos foram seus alunos(as) no curso de Ciências Sociais ou seus colegas nos Departamentos de Antropologia e de Ciência Política da USP. Seus trabalhos pioneiros sobre a importância da migração japonesa para o País, assim como a sua contribuição para a análise dos movimentos sociais, serviram de ponto de partida para inúmeras teses e pesquisas realizadas na universidade. Sobretudo a professora Ruth guiou os seus alunos e colegas no caminho da pesquisa científica rigorosa. Ruth foi uma parceira importante do antigo Nupes e inspiradora do atual NUPPs. Perdemos uma importante referência de nosso trabalho e o País fica privado de uma extraordinária personalidade pública que soube tão bem aliar o seu conhecimento ao seu serviço ao País, especialmente aos socialmente excluídos. Ela fará grande falta a todos.

JOSÉ ÁLVARO MOISÉS, diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP
nupps@usp.br
São Paulo

A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU

B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!

Jeovah de Moura Nunes

LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:


MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais

PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais

A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais

BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais

CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais

O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais

PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais

ÉS MULHER ..........................................10 reais

UM MURO EM NOSSAS VIDAS .................10 reais

ENSAIOS ASSÉPTICOS ........................... 5 reais

SENSAÇÕES (poesias) ........................... 10 reais


Todos estes livros são em forma de e-book

Isto é: virtuais.

ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR

jeovahmnunes@hotmail.com

jeovahmnunes@ig.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui