Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->"Se não chover o país vai parar" -- 04/06/2001 - 15:41 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Se não chover o País vai parar"



Com tristeza faço esse tipo de reflexão em que preciso falar da falta de responsabilidade dos políticos de minha pátria. Se atentarmos para o que anda ocorrendo ultimamente, vemos que grande parte deles só quer usufruir o que o poder lhes confere. Com tranquilidade de quem tem cancha para isso enganam o povo com uma lábia incrivelmente experiente e sedutora e os mais humildes votam nesses homens pelo encanto e favores que dizem transmitir e os poderosos e ricos pelo privilégio que podem obter.

Claro que isso sempre existiu e desde que nasci presenciei o poder a tentar enganar o povo com suas vozes exuberantes. Acontece que naquele período havia pelo menos um pouco de constrangimento pelo que acontecia. Hoje as coisas se processam de uma maneira irritantemente cínica.

Quando vejo que os dois Senadores de Brasília tiveram que sair, lamento a nós mesmos que temos como representantes pessoas capazes de mentir, trapacear, enganar, usando do sistema e do poder para conseguir seus mesquinhos objetivos.

E agora mais que em qualquer época fomos atingidos. Na base de nossa vida, no mais elementar conforto, e ultrapassaram tudo com sua falta de responsabilidade. Lembraram-se de campanhas e viagens, de serem enaltecidos no exterior enquanto o Presidente chamava os brasileiros de matutos e os nobres aposentados que trabalharam uma vida inteira de "vagabundos".

A Privatização que deveria salvar o Estado segundo ele, só trouxe infelicidades e tristezas, acumulando os problemas e deixando na quase na miséria a classe Média. Foi feito tudo em nome dessas benditas reformas e a mídia esperava com um sorriso nos lábios a desgraça dos desempregos para os funcionários públicos, o que realmente ocorreu. Os que gozavam a situação esquecem primeiramente que não se deve pisar em quem no momento estar por baixo, impotente e desesperado, havendo até o perigo de uma atitude extrema e em segundo lugar que os chamados "marajás" pelo antigo presidente deposto era uma minoria que continuaria privilegiada. A grande maioria dos trabalhadores públicos são gente sofrida e realmente empreendedora que acorda cedo para começar a labuta diária, e ainda tem que dar assistência à família. Esquecem também que para que uma classe ganhe muito seja quem for, é porque alguém está sofrendo penúrias e enfrentando a miséria. O dinheiro do país é ou deveria ser um só e se um ganha demasiadamente alguém está passando fome. E certamente esses salários magníficos não pertencem ao trabalhador comum.

Hoje enfrentamos talvez o maior problema da história e o presidente diz com uma tranquilidade pelo menos aparente "Se não chover o País vai parar"

Estará querendo editar uma Medida Provisória para que São Pedro a cumpra?

Enquanto o mais pobre e o mais rico brasileiro pensa como ficará sem luz, no escuro, com apagões a persegui-los e fazer sombra, pagando muito mais embora tenha que se sacrificar para consumir menos, estão os famosos guias do governo a dizer cheio de empáfia que seremos cortados assim que passarmos a nossa cota. E ainda são capazes de ameaçar! Ameaçar, Ameaçar, quando deviam estar pedindo desculpas à população pela falta de responsabilidade e imprevidência com que viveram esses anos embora sabendo o que estava por vir. Enquanto isso ACM faz um discurso ridículo, sem nada de objetivo, com ironias às quais Machado de Assis tremeria de vergonha por estar usando algo em que era perito e que o ex-senador só consegue ser ridículo.

E O Sr Pedro Parente sem preparo nenhum sobre o assunto, responde infantilmente as perguntas sobre energia, dando explicações inexpressivas e que não acalmam a população. E nem convencem uma criança!

Que país é esse, Meu Deus? Que país é esse cuja responsabilidade de dirigentes recaem violentamente sobre o povo e eles ainda são pretensiosos o suficiente para enfrentá-las com aparente superioridade? Que querem tirar o direito mais básico do cidadão de se defender na justiça porque já estão providenciando entra com uma ação no Supremo para que não possa haver reação do povo e lutando por uma constitucionalidade "inconstitucional"?

O que querem? O desespero, a revolta ou o Caos? O que querem passando por cima de tudo com o poder que a Constituição lhes confere e ansiando retirar os direitos de todos nós?



O que querem? Tirar não só a luz física, mas principalmente retirar de dentro de nós a luz da leve, muito leve esperança que ainda paira nas decisões da justiça? Retirar o direito de exercermos a cidadania e cortando com a Defesa do código ao consumidor?

O que querem? Trevas? Trevas densas e profundas? È isso que querem? Por favor, alguém me responda!



Vània Moreira Diniz

www.vaniadiniz.pro.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui