Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Cabo da Boa Esperança ou das Tormentas? -- 11/11/2007 - 22:33 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cabo da Boa Esperança ou das Tormentas?


Depois que os turcos tomaram Constantinopla e impediram as passagens terrestres que os europeus usavam para ir ao Oriente, os portugueses tentaram chegar até a Ásia pelo mar. Mas achavam que nos oceanos desconhecidos viviam monstros medonhos que atacavam os marinheiros.

E há descrições deles, como no relato de Francisco Correia, no século XVII: “(...) Tinha somente aparência de homem na cara, na cabeça não tinha cabelos mas uma armação,como de carneiro, revirada com duas voltas; as orelhas eram maiores que as de um burro, a cor era parda, o nariz com quatro ventas, um só olho no meio da testa, a boca rasgada de orelha a orelha e duas ordens de dentes, as mãos como de bugio, os pés como de boi e o corpo coberto de escamas, mas duras como conchas. (...)”

Somente depois de inúmeras tentativas, os portugueses conseguiram contornar o sul da África, ultrapassando o local onde enfrentaram perigos e lhe deram o nome de Cabo Tormentoso. Segundo outro relato, de Manuel de Faria e Sousa (Ásia portuguesa, século XVI), “...Já fatigados, deram a volta e encontraram então o que procuravam com pertinácia (...) Estes seus descobridores deram-lhe o nome de Tormentoso, por ali terem passado o perigo de uma grande tormenta, e Cabo da Boa Esperança lhe chamou o nosso rei, pela esperança, que lhe prometia, do descobrimento da navegação da Ìndia (...)”

O Cabo da Boa Esperança fica bem ao sul da África, no lugar em que hoje se situa o país chamado África do Sul.

De toda essa história da História, ficou-nos a expressão “dobrar o cabo da Boa Esperança”, que significa ultrapassar uma idade já madura.

À primeira vista, sempre me pareceu que a “boa esperança” tinha ficado para trás nessas alturas da vida, depois dos cinqüenta anos, talvez. Mas o rei não escolheu o nome esperança - e boa - justamente porque havia algo melhor para além daquele cabo? Tantos sacrifícios e tormentas para vencê-lo...




Beatriz Cruz





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui