Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Não há incompatibilidade entre evolução e criação -- 04/11/2008 - 21:25 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não há incompatibilidade entre evolução e criação

Afirma o Cardeal Schönborn na Plenária da Academia Pontifícia das Ciências

ROMA, segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ZENIT.org

Não existe incompatibilidade entre a teoria científica da evolução e a afirmação cristã da criação. Assim afirmou na sexta-feira passada o cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, durante a assembléia plenária da Academia Pontifícia das Ciências, que terminará amanhã em Roma.
O purpurado explicou que não existe contraposição entre evolucionismo e crença na Criação, mas sim «um conflito entre dois conceitos diferentes do homem e de sua racionalidade, entre a visão cristã e um racionalismo que pretende reduzir o homem à sua dimensão biológica».

Citando diversas intervenções do cardeal Joseph Ratzinger antes e depois de sua eleição como Papa, o cardeal Schönborn explicou que «existem muitas provas a favor de uma evolução».

Contudo, apontou o prelado dominicano, «ainda enriquecendo nosso conhecimento da vida, esta teoria não responde à grande pergunta filosófica: de onde vem tudo e como esse tudo toma um caminho até chegar ao homem?».

Portanto, trata-se de descobrir «que existe uma idéia precedente, que o homem não é fruto do caos, mas que `foi pensado`, `querido` e amado» pelo Criador.

No mesmo sentido, o chanceler da Academia Pontifícia para as Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, explicou em algumas declarações à Rádio Vaticano que, longe de contradizer-se, a teoria da evolução está mais próxima ao relato bíblico da criação que outras hipóteses sobre a origem do mundo.

«Pensando no fato de que a Bíblia nos apresenta um Deus que criou o mundo em sete dias, introduz-se a idéia de uma criação progressiva. Neste sentido, está mais próximo que, por exemplo, as teorias dos antigos gregos, que pensavam em um mundo eterno e cíclico», explicou.

A questão não se opõe à teoria da evolução em si, acrescentou, e sim às «filosofias que se apóiam no evolucionismo e que são materialistas, que dizem que só existe a matéria. Mas isso não é ciência, e sim filosofia».

«Utilizam-se teorias científicas para fazer interpretações filosóficas, ou até atéias, afirmando que tudo é caos. Mas repito, esta é uma opinião filosófica que, para dizer a verdade, não pertence aos grandes cientistas, dos quais quase todos são crentes», garantiu.

Segundo Dom Sánchez Sorondo, a Igreja «está aberta ao que a ciência disser. E mais ainda, isso lhe interessa muitíssimo, porque fala da natureza. A Igreja sempre acreditou que a natureza foi criada por Deus, e os homens fazem parte da natureza», concluiu.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui