Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->JESUS CHOROU E AINDA CHORA -- 08/07/2005 - 08:42 (TANCREDO A. P. FILHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

JESUS CHOROU E AINDA CHORA

João cap. 11: ver. 35 – Jesus chorou.

Nós temos aqui o menor versículo da bíblia, composto de apenas onze letras. Por ser o menor não deixa de ter a sua importância, porque vem com afirmativa de quem chorou foi o nosso mestre. Há quem diga que o homem não chora, ou não deve chorar, entretanto Jesus chorou porque Lázaro morreu, chorou porque Lázaro era seu amigo, chorou ao ver a irmã de Lázaro chorando.
A lágrima, o chorar é uma característica da natureza humana, Jesus como ser humano também chorou ao ver o sofrimento da perda de parentes, da perda de um ser humano. Jesus chorou revelando a sua personalidade humana. O problema do choro tem um sentido universal. A criança nasce chorando. No decorrer da infância, vez por outra o menino chora por diversas causas. O moço tem seus lamentos e na idade adulta não pode esquecer suas lágrimas. No mundo morrem mais de 125.000 pessoas a cada minuto que passa. Quantas lágrimas derramadas em um minuto!

No evangelho de São João capítulo 20: 11-18, lemos que Maria Madalena chorava à beira do sepulcro, onde fora colocado o corpo de Jesus três dias antes.

Há várias coisas estranhas nas lágrimas de Maria Madalena. Ela chorava no dia mais alegre na história da humanidade. Chorava porque não encontrou o corpo de Jesus. Chorava quando devia sorrir. Jesus havia ressuscitado.
Ela chorava olhando para os anjos, que solícitos lhe perguntavam: “Mulher, por que choras?” Mais adiante no entanto, vemos que Maria olhava para Jesus, naquele momento sem o conhecer, e continuava a chorar. Os anjos não puderam limpar as lágrimas de Maria. Mas Jesus vem em seu socorro:

- “Mulher, por que choras?”

- “Porque levaram meu Senhor e não sei onde o puseram.”

E tendo dito isto, voltou-se para traz e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Então disse Jesus à Maria:

- “Mulher, por que choras? Quem buscais?

Ela cuidando (pensando), que era o hortelão, disse-lhe:

- Senhor se tu o levaste, diz-me onde o puseste, e então o levarei.

Disse-lhe Jesus:

- Maria! -

Ela voltou-se, então Jesus disse-lhe:

- “Rabboni” (que dizer Mestre), não detenhais porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e diz-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor e que ele dissera isto.


Podemos interpretar o choro de várias maneiras: choro por alegria, choro por uma dor física, choro por uma dor sentimental, choro por uma saudade, por uma profunda emoção ao vermos o sofrimento de alguém.
As lágrimas de Jesus revelam o seu caráter, a sua dor sincera pelo seu amigo Lázaro que morreu, o seu caráter amoroso e não o desespero. O chorar de Jesus foi uma atitude de revelação do seu amor, ele poderia manter-se impassível, porém suas lágrimas mostraram a expressão do seu sentimento sincero. Muitos dizem que o homem não chora. E Jesus? Por que e por quem chorou?
Muitos choram por conveniência, demonstrando estar junto com a outra pessoa em seus sentimentos, é o chamado choro falso ou simplesmente derramam lágrimas de crocodilo.
O CHORO DE JESUS NAQUELA OCASIÃO FOI MUITO SINCERO E ELE AINDA CHORA NOS DIAS DE HOJE POR MUITAS COISAS QUE ACONTECEM.

I – JESUS CHORA PELA INCREDULIDADE DOS HOMENS.

No versículo 37 do capítulo 11 do evangelho de São João diz que as pessoas que estavam por perto no sepulcro de Lázaro disseram:
“Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?”
Aquele povo é como o de hoje, povo que diz ser moderno, mas que não procura crer nas coisas espirituais mesmo tendo uma prova cabal e deles tomando conhecimento. Jesus andou dentro da Lei, procurou praticar o amor e a caridade a todas as pessoas, embora não acreditasse nele.
Jesus ainda chora porque os homens, não mais procuram cumprir as leis, passando a usar de violência, matando-se uns aos outros. É violência de todas as partes. Violência na política, nas escolas, no trabalho. Só se vê por causa da incredulidade que no momento campeia. A notícia do momento é a corrupção, principalmente nos políticos. Os corruptos pensam somente em dinheiro, buscando uma fórmula de cada vez mais ficarem ricos. O dinheiro é tudo para eles. Se cressem em Deus e andassem dentro da Lei como Jesus andou, garanto que o mundo seria mais alegre. Aqui no Brasil a corrupção vai de mal a pior. Parece que no momento não tem nenhum político que seja honesto.
Ser religioso apenas, não é prova cabal de se crê em Deus, só cremos com o coração. Certa vez Jesus disse: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. É esta a incredulidade do mundo.

II – JESUS CHORA PELA IGNORÂNCIA DOS HOMENS

No livro de João 11: 31 lemos: E vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolava, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali. Maria saiu dali para encontrar-se com Jesus, para encontrar a única esperança, para buscar a alegria da felicidade.
Certa vez um rapaz, que recentemente havia se convertido ao evangelho de Jesus e que passou a pertencer a uma igreja Evangélica, conversava com sua mãe, na tentativa de pregar o evangelho. Ele que já tinha sido um malfeitor, se envolvendo em brigas e confusões e agora com a nova vida, experimentava momentos de euforia. Ele conversava com a sua mãe, porque gostaria que seguisse o mesmo caminho, que agora estava trilhando e isto seria a maior alegria pra ele. Estava entretido nessa conversa, quando sua mãe católica ferrenha, desde o nascimento falou o seguinte: “Prefiro aceitar dez mentiras de um padre, mas não aceito uma verdade vindo da bíblia”. Oh! Meu Deus. Quanta ignorância vinda daquela senhora. Isto é o cúmulo da ignorância. Quanto erro, por não querer entender, nem ao menos ler as Escrituras Sagradas. Nós devemos fugir da ignorância, devemos fugir de toda ocasião de pecado. devemos fugir dos velhos preconceitos, devemos deixar os velhos costumes, deixar o velho homem, para viver uma nova vida, vida de esplendor, junto da verdade que vem de Deus. Devemos sim, obedecer as Escrituras, que é onde tem os preceitos da nossa vida espiritual

III – JESUS CHORA AINDA HOJE PORQUE NÃO É ATENDIDO PELOS HOMENS.
Deus chama os homens a todo momento. Quando Maria foi chamada pelo Mestre, ela deixou tudo de lado e foi ter com ele. Tudo foi posto de lado até as conveniências sociais.
O homem está preso as conveniências sociais e financeiras, o homem busca sempre um viver nababesco. O homem quer ser rico sem importar com as conseqüências e para conseguir o que quer, aceita ser um corrupto. A corrupção é traiçoeira. Quantas pessoas sofrem por causa dos corruptos que existem. Eles estão roubando dinheiro público, a fim de conseguirem fortunas imensas. Com isso o pagamento dos aposentados fica cada vez menor. Há muitos aposentados que estão ganhando apenas um salário mínimo e quando se aposentaram era um valor maior que dava para suportar as despesas. Esse dinheiro foi diminuindo ao ponto de se tornar insuficiente até para uma pessoa, quanto mais para uma família. Esse dinheiro que a corrupção leva, faz falta na saúde, na educação, na merenda escolar, na habitação, da segurança.
Se os homens atendesse ao chamado de Deus, teriam mais amor com eles mesmos e teriam amor com o seu próximo.
Jesus certa vez disse: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir e abrir, entrarei em sua casa e com ele cearei...” (Apocalípse 3: 20).

NOTA: Textos originais da Bíblia Sagrada, traduzida para língua portuguesa por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA – Edição revista e corrigida na grafia simplificada – 15ª Impressão – Edição de 1966 - IMPRENSA BÍBLICA BRASILEIRA – Casa Publicadora Batista.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui