Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->PLANO OU REDODO -- 06/11/2008 - 16:14 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Essa língua portuguesa! Às vezes rio do que escrevo, às vezes só outro ri ou quem sabe, alguém jamais riu. Eu estudava Tipologia dos Personagens - Plana e Redonda -, depois de re – Capitu – lar Machado, em minha casa no Rio, bateu uma vontade de comer um paulista.

Sai com o conceito na cabeça – meio decoreba: “O personagem plano é mais simples e possui atitudes previsíveis, função central estribada principalmente no ódio e no amor... tem poucos atributos e é facilmente identificável.

A personagem redonda é mais complexa, evolui durante a narrativa, possui atitudes imprevisíveis. Apresenta qualidades boas e más. Traz características físicas anunciadas pelo narrador, tais como corpo, voz, roupas, e perfil psicológico atrelado ao meio social, profissional, ideológico e no modo de pensar da sociedade de uma época...

Entrei no Supermercado e me dirigi, imediatamente ao açougue. Será que um açougueiro carioca vai saber atender-me? Afinal, um nordestino morando há mais de trinta anos nos Gerais, traz a mistura de diversas variantes lingüísticas.

Quero comer um paulista recheado. Será que devo procurar um lagarto?

Amigo – disse eu - quero comprar um músculo de boi para fazer um cozidão de panela. Você conhece esse músculo com o nome de paulista, lagarto ou nenhum desses nomes? Prontamente o açougueiro respondeu: “Tanto faz, paulista e lagarto é a mesma coisa. Você quer plano ou redondo?”


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui