Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Mil -- 14/12/2015 - 12:26 (Luiz Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mil
Eu hoje resolvi falar sobre o número mil, cuja importància se depreende da própria observação dos caracteres usados para numeração pelos romanos, sendo o último e mais valorado da série I, V, X, L, C, D, M. É também o elemento maior da série de múltiplos tradicionais representada pelos prefixos deca, hecto, quilo. Coisa semelhante ocorre se nos fixarmos na sequência de medidas temporais dia, semana, mês, ano, século, milênio.
Um metro cúbico, ou seja, o volume de um cubo com um metro de lado, corresponde a mil litros. É bom ter esta relação em mente quando se se refere à vazão de grandes rios. A propósito, vocês sabem que a vazão média na foz do maior rio do mundo, o Amazonas, é de 219.000 m3/seg. enquanto que a do Rio Congo, o segundo maior, é de 41.800 m3/seg? Nosso grande rio tem mais de quatro vezes a vazão do segundo maior do mundo! Extraordinário, não é?
Mil é, de certa forma, um sinónimo de muitos. Isto pode ser preciosamente ilustrado passando-se ao campo da poesia, no qual quero lembrar duas citações do numero mil em língua espanhola que admiro pela beleza da construção e pela expressiva simbologia utilizando menções a esse número.
A primeira se deve a um artista da palavra, cujo nome não me ocorre agora, que fez alusão a "un silencio tan grande que parecian mil clarines dormidos". A segunda vem do paulistano Alfredo Le Pera, letrista de Carlos Gardel, na letra do tango argentino "Por una cabeza", ao dizer "... se ella me olvida, que importa perderme mil vezes la vida, para que vivir...".
Cumpre também lembrar um filme clássico do cinema, de 1960, o último do festejado cineasta alemão Fritz Lang, "Os mil olhos do Dr. Mabuse".
Avançando uma unidade a mais, como não recordar Sheherazade e suas mil e uma noites, tão belamente musicadas por Rimsky-Korsakov em sua obra prima?
Quero encerrar lembrando ao leitor um enigma gráfico que vi há muitos anos, certamente há mais de mil semanas, assim representado

Não é difícil resolvê-lo e eu deveria encerrar esta crónica com esse desafio aos meus leitores. Pensei melhor, entretanto, e resolvi lhes brindar com a solução, com a qual concordo plenamente: "O A mor tem mil em cantos".

Milionário
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui