Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ainda a leitura -- 03/06/2001 - 18:54 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
www.vaniadiniz.pro.br


Não me canso de falar sobre a leitura. Esse poderoso hábito foi exercido na casa de meus pais com tamanha persistência e louvor que aos sete anos parava encantada diante das vitrines das livrarias estimuladas por todo o ambiente que me propiciava isso. Posso até como todo ser humano fazer restrições a vários fatores que não me agradavam no modo com que meus pais encaravam a vida. Mas nesse teor meu encantamento ultrapassava tudo que eu hoje poderia imaginar.
Revejo as lindas coleções, cujo conteúdo fizeram o êxtase de minha imaginação exacerbada pelo excesso de histórias e fatos que traziam até minha mente infantil. Nas noites de serão também na casa de meus avós eram preenchidas com a meninada fazendo uma roda e ouvindo as dissertações sobre vários temas que meu avó, escritor entusiasta e filósofo brilhante expunha com garbo e fascínio.
Na zona sul do Rio de janeiro onde ele morava no bairro da Gávea , bonito e um convite a passeios e distração hesitava por vezes entre as divertidas horas que passaria com minha turminha de amigos ou ouvindo os extraordinários relatos que fizeram as delícias de minha infància com ilustrações de exemplos reais que me deixavam plena de exuberància e fascínio.
Lembro-me o que me seduziu na história pessoal do escritor, medico escocês que amava e unia duas coisas extraordinárias: Escrever e clinicar. Salvar vidas através de seu conhecimento das reações e patologias físicas e transportar almas a uma vida saudável pelo enriquecimento de seus livros fantásticos e plenos.
Nenhum jovem que lesse "Sob a luz das Estrelas", "Anos de Ternura", " Três Amores" e muitos outros poderiam esquecê-lo. Ele sabia colocar no que escrevia o heroísmo da profissão que amava:A medicina. Eu sorvia em ansiedade suas histórias que faziam vibrar. E a SRA Leandro Dupré como sempre foi conhecida.? Escritora paulista de inegável conceito cujo livro mais conhecido "Éramos Seis" me transportou para a vida que descrevia. Mas que em inúmeros outros como "Angélica" "A casa do Ódio" e seu variadíssimo universo me faziam admirar seu talento.
Isso sem falar em Jorje Amado, Graciliano Ramos, o meu querido e inesquecível Érico Veríssimo e tantos que desfilavam aos meus olhos brilhantes de curiosidade. Sem dúvida que tinha por Monteiro Lobato uma verdadeira fixação que conservo até hoje.
Leitura é a fantasia que presta sua homenagem à realidade. As duas se congraçam num pacto de harmonia e beleza verdadeiramente surpreendente. Envolvente e sábio.
Quando penso nessa riqueza que possuímos em nosso planeta, quando vejo os nóbeis da literatura ali prontos para nos ofertar momentos de concentração misteriosa imagino que a leitura conduza ao êxtase do espírito assim como o orgasmo é o clímax dos corpos desejosos e em paixão.
Acredito que mais do que se fazer uma campanha para a leitura o que a criança hoje precisa é que livros interessantes estejam ao seu alcance e que se coloque nas escolas públicas livros de autores que dêem oportunidades a todas elas de experimentar essa sedução.

Vània Moreira Diniz





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui