Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bach -- 06/11/2015 - 13:50 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já que estamos no assunto de Florais de Bach, vamos imaginar algumas cenas. Digo cenas porque eu me imagino escritor; maior mentira não há porque se escrevesse mesmo, haveria quem lesse. Mentira tem perna curta. Mas imaginemos uma drogaria alternativa. Ao entrar, à esquerda você vê um cristal emitindo suaves pulsos de luz alternante, de várias cores e intensidades, sem ofuscar ninguém. Uma essência invade o ambiente calmo e um canto contínuo vem da direita de quem entra: lá, uma moça muito bonita, pele de pêssego e cabelos ondulantes, entoa em si bemol um mantra contínuo que acalma, extingue os ruídos externos, prepara o lugar para o encontro de almas semelhantes.

Lá está a mãe prestimosa da moça nervosa. Lá está o quadro de uma paisagem de filme, montanhas plenas de luz encimadas por nuvens, talvez o Pico da Bandeira ou da Neblina, pontos altos do Brasil e pelo tanto que se vê, frequentados pelos donos de tal farmácia. Quem entra ao passar pela porta toca um sino que harmoniza com o mantra em si bemol.

--Pois não?

Quem atende é um senhor alto, com um monóculo e um ar de quem já experimentou de tudo um pouco; transmite dignidade, cultura vasta e uma profunda sabedoria ( porque nem sempre uma leva à outra e vice-versa)

--Ah, eu vim do médico. Ele não receitou nada mineral. Prefiro que ela tome Florais de Beethoven.
--Ah, senhora, os florais são vários aqui. A senhora veio ao lugar certo. Mas os florais de Bach são mais recomendados.
--Mamãe!

Chega um outro moço, após as duas saírem de lá com a tal essência que tanto queriam...

--Moço!...
--Muito obrigado pelo moço. Em que posso ajudar?
--Ando esgotado...Preciso de um reforço.
--Florais de Beethoven. Heroica. Pra já! Salta uma heroica pro rapaz aqui!

A moça do mantra manda uma vibração quàntica e pega a caixinha que pula como se por magia do manto que amarelo a mantém aquecida. Já mudou de si bemol e lança ao ar um fá sustenido.

Aproxima-se um camarada com um rosto vermelho sanguíneo, ruivo e todo sarapintado de sardas.

--Por favor!
--Pois não?
--O senhor teria algo para mentirosos?
--Tenho. Chama-se Floral de Munchausen.
--Que raios é isso?
--Meu amigo, se você der esse tal floral à pessoa que mente, ela mentirá tanto, mas tanto, que talvez acredite que é mentira a mentira que deveras tente. Então...
--...Então?
--Então quem sabe ela vire uma vereadora, uma senadora, quiçá alguém importante?
--Entendi! Vou levar!
--Salta um Munchausen pro ferrugem aqui, Santa!

Como por milagre, a caixa levita às mãos do espevitado ruivo que deixa a loja com um brilho no olhar.

Batem os sininhos, agora em dó menor para poupar as cordas vocais da suave musa da vitrine.

--Senhor.
--Nem tanto; em que posso servi-la?
--Quero aperfeiçoar meus dons, que só ao chuveiro encantam. Vivo a cantar, porém de tão maviosa voz necessito que preciso de um feitiço...
--Calma. Temos o Floral Callas, temos o Floral Plácido e o Floral Domingos. Os três excelentes, em doses alternadas. Já o Floral Caruso é para nível adiantado.

A moça pensa, pensa e pede afinal o Callas, que de Caruso ninguém é capaz de ouvir, ainda mais hoje em dias de tão esmeradas gravações sem uso.

Tin tin...

Entra um indivíduo assim ensimesmado; dir-se-ia um amante da filosofia, barba grande e olhar astuto, um Nietzsche de grossas sobrancelhas e vasto bigode.

--Companheiro...
--O senhor quer Floral ou Mineral?
--Camarada, preciso me conter. Ando a imaginar crimes que nunca cometi, por terras onde nunca pisei...
--Já sei! O senhor precisa de Florais Tchaikovski, modo Patético.
--Mas...Mas...
--Sem mas, todavia ou porquê: É sua cara! Use sem moderação, embora eu não os use faz tempo.

Nisso, volta a mãe exacerbada com sua filha lindíssima. Notável transformação na moça, que agora exibe um olhar calmo e ciente de sua própria beleza; exala suspiros que talvez denotem o tamanho da paixão que a acomete.
--Moço!
--Sim?
--Tem um Floral para acalmar tanto desejo?
--Tem! Floral Kariênina. É tomar ou largar!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui