Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Motim dos coronéis comandantes de Unidades do Exército? -- 13/05/2008 - 12:11 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EXONERAÇÃO COLETIVA DE COMANDANTES DE UNIDADE

Coronéis comandantes de Unidades pretendem entregar o comando de suas Unidades, numa exoneração coletiva, caso se concretize a punição de exoneração, como noticiada, a ser aplicada pelo Presidente da República aos Generais Heleno, Comandante Militar da Amazônia, Carvalho, Chefe do Estado Maior do Exército, Eliezer Monteiro, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Boa Vista, RR, e ao Gen Madureira, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Leste.

Gen Andrade Nery.

*

"Antes o Sol, sem eflúvio, sem luz e sem calor, nos encontre no chão a morrer, do que vivos sem te defender", ó Partia adorada, ó Virtudes Militares!!

PChagas

*

Caros amigos

Se for verdade o que especulam os jornalistas Cláudio Humberto e Jorge Serrão sobre a possível exoneração do Gen Heleno de seu cargo no CMA, por ter sido o porta-voz do Comando e do Alto Comando do Exército no episódio da entrega de significativa parte do território nacional à ameaça dos interesses estrangeiros da "Nova Ordem Mundial", estará criada uma crise institucional que exigirá postura, lealdade e coragem moral dos soldados nos mais altos postos e investidos das mais importantes funções de comando.

Qualquer atitude do presidente neste sentido será prova de desconfiança na lealdade, na honestidade, na competência e nos propósitos do Comandante do Exército e de todo o Alto Comando, o que, salvo outro juízo, será o mais eloquente recado para todos os brasileiros, fardados ou não, de que a democracia no Brasil não é para todos e que aos militares resta, se não se impuserem pelo respaldo do prestígio que lhes empresta a sociedade e pelo compromisso de suas responsabilidades constitucionais, incorporarem-se aos grupos das minorias "cotistas" para fazer valer, pelo menos, seus direitos de cidadãos e de classe social discriminada e proibida de participar ou mesmo opinar sobre os assuntos para os quais por definição e criação são suas atribuições na vida nacional.

Pessoalmente, por força de formação e dos bons exemplos que selecionei ao longo dos rápidos 38 anos e 8 meses em que estive no serviço ativo, continuo a acreditar nos critérios do Exército para escolher e promover seus Generais, particularmente aqueles a quem confia os mais altos postos e responsabilidades. A estes não faltarão a coragem moral e o desapego de cargos e funções para reafirmar seu alinhamento com o pensamento expresso em momento tão oportuno e com tanta clareza pelo Gen Heleno. Jamais o deixarão só!

E, aqui cabe, mais uma vez, repetir parte da velha canção dos soldados de Cavalaria:
"Antes o Sol, sem eflúvio, sem luz e sem calor, nos encontre no chão a morrer, do que vivos sem te defender", ó Partia adorada, ó Virtudes Militares!!

Confiante abraço

PChagas


***

Vingança de Lula: General Heleno sai do Comando Militar da Amazônia para a "geladeira" do Forte Apache Por Jorge Serrão
O chefão-em-comando das Forças Armadas, Lula da Silva, não perdoa quem o desafia, e aproveita para destilar seu revanchismo contra o General de Quatro Estrelas que criticou a política indigenista como porta-voz informal do Alto Comando do Exército. O General Augusto Heleno Ribeiro Pereira será afastado do Comando Militar da Amazônia. O militar foi "promovido" a uma função burocrática no Ministério da Defesa, em Brasília. Vai para a "geladeira" do Forte Apache – apelido do Quartel General do Exército. Os Clubes Militares vão reagir com notas de ataque ao governo.
A canetada vingativa do ministro da Defesa, Nelson Jobim, obedecendo à sede de vingança de Lula, foi tomada ontem de noite. Atinge em cheio o General brasileiro com maior experiência hoje em combate. Heleno comandou as tropas da ONU no Haiti, realizando operações bem sucedidas para combater o governo do crime organizado naquele pequeno país. Heleno passou 15 meses no Haiti combatendo gangues na linha frente. Ainda não se sabe quem vai assumir o Comando Militar da Amazônia, que compreende a região Norte e o Estado do Maranhão, em parte, exceto o Estado do Tocantins, e também envolve a 8ª Região Militar, com sede em Belém do Pará e a 12ª Região Militar, sediada em Manaus.
Outra mudança no Alto Comando do Exército será a saída, no meio do ano, do Chefe do Estado Maior O General Luiz Edmundo Maia de Carvalho é odiado pelo ministro Nelson Jobim, desde que o oficial o desafiou ao manifestar a posição contrária do Alto Comando contra o lançamento do livro "Direito à Memória e à Verdade". Os militares reprovaram o documento oficial do governo federal que pela primeira vez acusa integrantes da ditadura de tortura e mortes. Na época, Jobim afirmou que a tropa recebia o lançamento do livro como algo "absolutamente natural". E que reações diferentes dessa "teriam resposta". Na época, Jobim não pôde detonar o General Carvalho, que deixará o cargo porque em junho expira seu tempo no Generalato.
Outro alvo da ira do presidente Lula e do ministro Jobim é o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General Mário Madureira. O militar entrou para a lista negra do Planalto porque afirmou que a palestra do Comandante Militar da Amazônia, General Augusto Heleno, com críticas à política indigenista do governo, não foi uma infração à hierarquia porque foi de conhecimento prévio do comandante da corporação, general Enzo Peri. Lula não gostou de ler na imprensa que o General Madureira tenha dito que o General Peri sabia que Heleno daria "uma aula" no Clube Militar, no seminário "Brasil, Ameaças à Sua Soberania".
O caldo entornou esta semana. Aproveitando o lançamento do Plano Amazônia Sustentável, que trata das supostas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região, quinta-feira passada, Lula fez elogios ao "patriotismo dos índios" contrariou a versão do Comandante Militar da Amazônia (e de toda cúpula do Exército Brasileiro) de que a política indigenista é "caótica". O chefão em comando disparou: "Quem é que um dia ousou dizer que nossos índios faziam o país correr o risco de perder sua soberania porque estão em lugares muitos deles fronteiriços com o Brasil? É só ir a São Gabriel da Cachoeira (AM) que a gente vai perceber que grande parte dos militares são índios que estão vestindo a roupa verde e amarela das nossas Forças Armadas".
Resta saber qual será a repercussão da decisão administrativa de Lula em punir o General Heleno.


***

Cláudio Humberto, 10/05/2008

Punição

Lula definiu a punição do general Augusto Heleno, que ousou criticar sua política indigenista: vai removê-lo para função burocrática em Brasília.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui