Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DOS LEITORES (05.maio.2008) -- 05/05/2008 - 08:50 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento.




Eleições municipais

Se Gilberto Kassab está cumprindo o programa do PSDB (deixado por José Serra); se Kassab mantém os secretários do PSDB (deixados por Serra); se Kassab tem o PSDB na sua base de apoio na Câmara Municipal (deixada por Serra); se Kassab prometeu continuar com essa estrutura caso se eleja prefeito; se a candidatura de Kassab à Prefeitura de São Paulo tem o apoio do Serra e boa parte do PSDB, que espera continuar no futuro governo cumprindo o programa de seu partido... Estou tentando entender o motivo de Kassab não se filiar logo ao PSDB.

JORGE R. S. ALVES
jorgersalves@estadao.com.br
Jaú

O acordo proposto por Aécio Neves e Fernando Pimentel para
a prefeitura de Belo Horizonte lembra os tempos do golpe de 1964, quando os ditadores de plantão impunham seus candidatos. Em Minas foram impostos os nomes de Rondon Pacheco, Francelino Pereira, Aureliano Chaves e do senador (sem votos) biônico Murilo Badaró. Colocar o nome de Márcio Lacerda e de Ana Lúcia Gazolla é o mesmo que dar um tapa na cara dos belo-horizontinos. Simpatia pessoal, carisma e presença forte na vida de Belo Horizonte não garantem a Lacerda eleição nem para síndico de prédio, idem à ilustre ex-reitora da UFMG. Eles correm o risco de perder a eleição para o porteiro. Onde estão os líderes dos partidos, que aceitam essa iniqüidade? Se quiserem insistir, verão. Belo Horizonte não pode pagar o preço de projetos pessoais para 2010.

JOSÉ ELEOTÉRIO M. DE ANDRADE
Belo Horizonte

O mínimo de Serra

O governador José Serra não gosta de pagar precatórios (vide o editorial do Estadão Trololó ou calote?, 28/4, A3). Porém adora criar despesas para os outros pagarem. Serra acaba de obter aprovação para reajustar o valor do salário mínimo estadual de São Paulo, criado por ele em 2007, em valor 7,89% acima do federal. Causa-me preocupação o valor do salário mínimo para a empregada doméstica, a partir deste mês de maio, mais 9,75% sobre o valor anterior. Sou aposentado pelo INSS e nos últimos dois anos devo ter recebido a metade desse porcentual. Portanto, em breve minha empregada passará a ter salário maior que o meu, a continuar o ritmo posto em prática pelo sr. Serra. Afirmei que o sr. Serra não gosta de pagar precatórios, mas também não gosta de pagar o salário mínimo criado por ele mesmo - vide a seção Trabalho do Estadão de 26/3: “O piso não se aplica a servidores municipais e estaduais e aposentadorias e pensões.” O sr. Serra gosta de fazer reverência com chapéu alheio. Nunca votei no Lula, muito menos no PT. Mas reconheço que o Lula é mais coerente: concede bons aumentos para o salário mínimo, mas o paga aos aposentados. Diante do açodamento do sr. Serra, o governo federal já deu o seu recado: o salário mínimo do ano que vem (anunciado um ano antes) será de R$ 453 - ou seja, R$ 3 acima do piso concedido pelo sr. Serra. Eta, briga boa... Não sei, sinceramente, o que poderá acontecer com o emprego dos empregados domésticos daqui para a frente, com essas “bondades” do sr. Serra - a tucanada, em geral, adora aumentos de impostos e outros, sempre para o povo pagar: no governo FHC houve um festival de aumentos de impostos, de contas de luz, telefone, combustíveis, etc. Volto a afirmar, nesse aspecto, o governo Lula tem agido bem mais a favor do povo.

CELSO VICENTE FIORINI
celsofiorini@ig.com.br
São Paulo

Linha dura

O ministro da Previdência, Luiz Marinho, sempre manteve linha dura contra maiores reajustes para aposentados que recebem acima do salário mínimo. Mas agora, perto de se candidatar a prefeito de São Bernardo do Campo, amolece e diz ser favorável, sem concluir com responsabilidade suas palavras em vão. Mesmo que o trabalhador da iniciativa privada recolha sobre os dez salários mínimos por 35 anos, não conseguirá aposentar-se com o teto máximo e ainda perderá o poder de compra progressivamente, pela inflação maquiada. Mas para o secretário de Previdência Social, Helmut Schwarzer, “quem ganha mais de um salário mínimo não é pobre”...

ANTONIO DE SOUZA D’AGRELLA
antoniodagrella@yahoo.com.br
São Paulo

Auditores

Penso em estudar para ser auditor da Receita Federal: salário
de cerca de R$ 13 mil, estabilidade e poucos meses de trabalho ao ano. Este ano praticamente nem trabalharam: como nos últimos quatro, estão em greve por aumento de salários. Querem
R$ 19 mil e, apesar da greve, receber o salário normalmente. Quer mais? Não podem ser demitidos - ou não querem demiti-los. Pensando bem, vou estudar Direito, para tentar fazer algo para que as leis sejam cumpridas e nosso dinheiro, que paga o salário desses servidores, não vá para o ralo, como está indo todos os anos.

TIAGO HOMEM DE MELO DE C. E SILVA
tihmcs@ig.com.br
Campinas

Prevenção é o remédio

O sr. Eduardo de Almeida Carneiro está de parabéns pelo esclarecedor e abrangente artigo sobre prevenção e tratamento de lesões traumáticas (2/5, A2). Sabemos de seu excelente trabalho como presidente voluntário da AACD e o texto deixa clara sua grande preocupação com pessoas afetadas por tais lesões. Infelizmente, é problema com origem na mentalidade despreocupada do brasileiro. Prevenção exige cuidados prévios e nós, brasileiros, somos um tanto desprevenidos. Um caso trágico em pauta recentemente foi o do padre que, após se lançar ao ar alçado por balões, já voando alto, pediu pelo celular que alguém lhe explicas-se o funcionamento do aparelho GPS, que permitiria sua localização. Somos despreocupados também com o uso do cinto de segurança nos carros e a importância de crianças viajarem em cadeiras próprias, fixadas no banco de trás. Quantas vezes se vêem crianças em pé, debruçadas sobre os pais motoristas, com o veículo em movimento? Por que não há nos carros nacionais a sinalização sonora de que o cinto não está em uso, como em todos os do Primeiro Mundo? Outra situação em que somos bastante lapsos é na segurança no trabalho. É freqüente ver operários da construção civil, ou da indústria, sem capacete ou, em andaimes, sem cinto e corda de segurança. Nosso povo acredita que nada vai acontecer, que Deus protege. Mas deixamos abertura para acidentes, e eles acontecem com mais freqüência do que seria o caso com a devida prevenção. O sr. Carneiro tem toda a razão: prevenção é o melhor remédio. Mas para sermos mais prevenidos devemos ser mais conscientes. Infelizmente, nossos governantes fazem muito pouco para criar essa mentalidade. Deus pode ser brasileiro, mas cabe a cada um se prevenir para correr o menor risco possível. Senão estaremos sujeitos a integrar a chocante estatística da AACD apresentada no excelente artigo.

SILVANO CORRÊA
scorrea@uol.com.br
São Paulo

No reino da burrice

Lendo a carta do leitor sr. Armando Gurgel (29/4) relembrei minha indignação quando da construção de Itaipu, desnecessariamente em tal local, acabando com as Sete Quedas e também desnecessariamente tornando-a internacional de maneira prejudicial ao Brasil. Não foram levados em conta o prejuízo monetário nem os problemas futuros, como os que agora temos. Seria burrice dos dirigentes da época? Ou alguém do lado de cá se locupletou? Sumiram com as Sete Quedas, uma das mais belas paisagens do País, que qualquer país medianamente civilizado teria preservado a qualquer custo. E para quê? Para beneficiar o “muy amigo” Paraguai? Outra burrice: quem, em certas ocasiões, passa pela estrada que liga Maresias a São Sebastião vê uma beleza inacreditável: o majestoso verde da vegetação e, beirando a estrada, enormes tufos coloridos de Impatiens (a popular maria-sem-vergonha). Pois bem, seguidamente as flores são cortadas, deixando apenas a terra nua e barrenta. Se não houver uma explicação plausível, trocar a beleza das plantas perenemente floridas por terra barrenta deslizando com as chuvas... Não sei quem merece a duvidosa honra da medalha da burrice, se a prefeitura de São Sebastião ou o DER. Enfim, entre Itaipu e a destruição da beleza de uma pequena estrada, o meio está recheado de burrices, especialmente as políticas. E o povo aplaude.

CELANIRA GAIA
São Paulo



A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU

B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!

Jeovah de Moura Nunes
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui