Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TVP – O QUE DIZ O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA -- 28/09/2003 - 16:45 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




TVP – O QUE DIZ O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA



“Regulamentação



Auto-ajuda inclui-se no universo das práticas não-científicas



As chamadas “técnicas de auto-ajuda” não são as únicas práticas não-científicas que adentram o campo da Psicologia: muitas outras transitam próximo de nossa profissão, como Florais de Bach, TVP (Terapias de Vivências Passadas), Cromoterapia, Aromaterapia, PNL (Programação Neurolingüística) etc. E não são raros os psicólogos que se interessam por essas práticas, chegando muitas vezes, por falta de orientação, a aplicá-las. Criado com a finalidade de esclarecer dúvidas dos profissionais, o Centro de Orientação do CRP SP recebe muitas consultas referentes a práticas não-convencionais, a maioria das quais a respeito da regulamentação existente sobre as mesmas e da possibilidade de serem empregadas por psicólogos. “A procura pela literatura de auto-ajuda e por práticas não-convencionais é determinada pela necessidade de conforto rápido e solução imediata. Estamos na época do imediatismo e do descartável: para satisfazer desejos emergentes, tudo tende a ser consumido, digerido e descartado rapidamente”, comenta a psicóloga Ana Stella Álvares Cruz, membro da Comissão de Orientação do CRP SP.



Nesses casos, o Centro de Orientação alerta sobre as implicações éticas de o psicólogo atuar com práticas não-reconhecidas como pertencentes à ciência da Psicologia – o que infringe os artigos 1.º, alínea c, e 38.º, alínea d, do CÓDIGO DE ÉTICA. Além disso, são fornecidas orientações sobre a necessidade de serem desenvolvidas pesquisas acadêmico-científicas – que devem seguir as resoluções CFP n.º 10/97, CFP n.º 11/97, Instrução Normativa n.° 01/97 e a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 196/96. A persistência de um profissional em conduta inadequada poderá caracterizar infração ética, com a conseqüente instauração de um Processo Ético.



A Comissão de Orientação do CRP SP tem orientado o psicólogo a propor, associado à comunidade científica, projetos de estudo de práticas e métodos novos de Psicologia, por meio de processos de pesquisa que avaliem cientificamente sua pertinência e a possibilidade de serem utilizados como recursos psicológicos no exercício profissional. “A Psicologia cada vez mais se incorpora a diferentes formas de ações do homem; o psicólogo que exerce sua prática em nível comunitário, institucional ou familiar se encontra diante de um contínuo desafio, que é construir e desenvolver novas formas para seu trabalho. Sabemos que esse é o caminho que temos a percorrer com seriedade e competência. Contudo estamos preocupados com psicólogos que aderem imediatamente a novidades que não possuem comprovação científica e com os prejuízos que isso pode causar ao exercício da profissão”, alerta Ana Stella.



Portanto, o profissional deve estar atento à manutenção dos “preceitos éticos” ao praticar a Psicologia. Ana Stella pondera que “o desejo de construir novas possibilidades em nosso campo de trabalho deve estar acompanhado do conhecimento técnico-científico. Sabemos que existem questões que precisam ser melhor compreendidas e, portanto, devemos refletir sobre elas. Estamos continuamente buscando o progresso desses conhecimentos”.



Código de Ética



Das responsabilidades gerais do psicólogo



Art. 1.º – c) prestar serviços psicológicos em condições de trabalho eficientes, de acordo com os princípios e as técnicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional;



Da publicidade profissional



Art. 38.º – É vedado ao psicólogo

d) propor atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas que não estejam reconhecidas pela prática profissional.”








Fonte: “AUTO-AJUDA INCLUI-SE NO UNIVERSO DAS PRÁTICAS NÃO-CIENTÍFICAS”, PSI Jornal de Psicologia CRP-SP, Edição n.º 126, Ano 19, janeiro / fevereiro 2001.



________________________________________



Nota: Pesquise sobre esse tema em profundidade nas publicações e no site do PADRE QUEVEDO-CLAP, “uma das maiores autoridades mundiais em Parapsicologia”. Liberte-se de crendices e superstições e viva muito mais FELIZ.



________________________________________



LEIA TAMBÉM:



TVP – AOS PSICÓLOGOS E À POPULAÇÃO EM GERAL



TVP – PSICÓLOGO ALERTA PARA RISCOS DA REGRESSÃO



TVP – PRÁTICA ILEGAL



TVP – MUTRETA E CAMBALACHO



TVP – PICARETAGEM



TVP – MAIS ARGUMENTOS CONTRA ESSA QUIXOTADA



TVP – MAIS UM MITO ESPÍRITA



TVP – REGRESSÕES ÀS VIDAS PASSADAS



TVP – ALMA SEM CORPO NÃO EXISTE



TVP NÃO – NEM REENCARNAÇÃO



TVP – PARA DENUNCIAR AO CRP



________________________________________



“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui