Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->UMA PALAVRA AMIGA -- 09/04/2008 - 20:26 (Ivone Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA PALAVRA AMIGA
(Ivone Carvalho)

Tenho pensado muito em você! Na verdade, estou muito preocupada. Tenho pedido aos céus a inspiração necessária para escrever-lhe o que se faz necessário ser ouvido por você. Queria enviar-lhe uma mensagem que tocasse profundamente o seu coração, incentivando-a à vida, ao bem estar, ao ânimo que é tão imprescindível à nossa sobrevivência.

Durante vários anos ouvi meu pai dizendo que estava pronto para morrer, que já tinha vivido o suficiente para saber que pouco lhe restava a fazer nesta vida. Nossa! Quantas broncas eu dei nele! Ao mesmo tempo em que eu me sentia feliz por saber que ele se sentia pronto para a morte, eu temia terrivelmente que essa hora chegasse logo e o medo de que ele se desanimasse e se entregasse aos seus últimos dias, não lutando para permanecer entre nós por mais tempo, enquanto existissem energia e força suficiente para mantê-lo vivo, formava um nó no meu peito, sacudindo-o, através das palavras, para que ele sentisse que ainda precisávamos dele entre nós.

Alguns sustos ele me deu nos últimos anos, mas sempre o vi lutando para melhorar e continuar cumprindo a sua missão terrestre. Há exatamente um ano o susto foi maior e três meses depois ele partiu, com a certeza do dever cumprido. Deixou a saudade, levou o amor. Deixou o amor e levou a saudade.

Hoje, ouço as suas palavras que demonstram a depressão que tem tomado conta do seu corpo e da sua mente. Depressão que eu não consigo aceitar numa pessoa que sempre se mostrou forte, crente da missão a que viemos, cheia de energia e amor, embora, sei bem, tentando esconder a imensa saudade de quem já se foi, da juventude, dos tempos em que o corpo não media esforços para realizar os seus sonhos, os seus desejos, os sonhos e os desejos de todos que tanto ama.

Tenho procurado não mencionar, nas minhas mensagens, o verdadeiro medo que me abate, a real dor que toma conta do meu coração, quando a sinto tão sem entusiasmo, tão sofredora de uma saudade que, a bem da verdade, deveríamos ficar felizes por senti-la, porque só fica saudade de quem nos amou, de quem amamos, de quem nos fez bem, de quem partilhou a nossa vida, os nossos melhores e piores momentos, de quem se entregou a nós e nos permitiu a entrega.

Mas não sei como lhe dizer o que sinto que é preciso, sem mencionar os meus temores, as minhas cismas, as minhas preocupações. Perdoa-me!

Há alguns anos Deus permitiu que os nossos caminhos se cruzassem. Virtualmente, sim, mas, desde logo, descobrimos o quanto nos entendíamos, o quanto nos completávamos, e, assim, nos tornamos cúmplices, amigas-irmãs.

O carinho que sempre recebi de você, a preocupação que sempre demonstrou para comigo, a sua compreensão sempre presente, a sua paciência para comigo, a sua dedicação à nossa amizade, foi, desde logo, correspondida, e você sabe disso como ninguém!

Escritora que mexe com o meu coração, embora tão humilde e modesta, esconde a sua veia literária de quase todos, mas, felizmente, sou uma das pessoas privilegiadas, senão a única, que tem a alegria de ter acesso ao que sai da sua alma, mormente numa fase como essa que está vivendo. Tive a felicidade de ler o seu livro que, se eu pudesse, já estaria nas livrarias há muito tempo, pois nele está demonstrado não só o seu valor literário, mas, também, a criatura linda que você é, pois é preciso ter a sensibilidade que você tem para escrever uma obra que toque tanto o coração do leitor, como o seu tocou o meu.

Tenho “puxado as suas orelhas” visando elevar o seu astral e, linda e compreensiva como é, em momento algum você reclamou desses “puxões”, pelo contrário, sempre as coloca à minha disposição, de forma humilde, alegre e consciente, pois sabe tão bem quais são as minhas intenções quando as “puxo”.

Entretanto, minha tão linda e querida amiga-irmã, há alguns meses que a vejo lutando contra essa depressão que a está fazendo amarga, por mais que você tente disfarçar. Ao mesmo tempo em que fala da solidão que sente, da saudade imensa do seu tão amado esposo, da distância que sente da força e da energia que pautou a sua juventude e, friso, jovem você continua sendo, pois a idade que possuímos é a que está dentro da nossa mente e do nosso coração, ao mesmo tempo em que se sente desanimada para viver como sempre viveu, você vai parando de falar, nos seus e-mails, dos seus filhos tão amados, dos netinhos que são a sua alegria, da netinha que se entristece se não a vê sorrindo, das conquistas e realizações dos filhos maravilhosos que possui e que tanto se preocupam com você, dos seus irmãos que, embora distantes, são tão amigos e a amam tanto.

Você me alegra quando me escreve dizendo que tem lido e relido os textos que tenho lhe enviado, escritos especialmente para você, como este, revelando que está aberta para se reerguer, que está se medicando e que tem procurado seguir as minhas humildes sugestões, buscando pôr em prática aquilo que tanto apregoamos na teoria mas que, sabemos, nem sempre é fácil praticar.

Sabe bem, querida, que a vida espera de nós, atitudes! E estas, competem tão somente a nós mesmos! Elas dependem, exclusivamente, da nossa boa vontade, da nossa consciência de que estamos aqui com tempo e missões definidas e que seremos nós mesmos o nosso grande cobrador se não soubermos aproveitar todas as oportunidades que se nos apresentam, todos os momentos que recebemos de presente para serem vividos.

Sabemos que temos tudo o que merecemos e que não nos é dado carga maior do que a que podemos carregar. Nós pré-escolhemos os nossos objetivos desta vida e, todos, têm uma razão de ser, não acontecem por acaso. E, tanto quanto eu, você tem consciência disso.

Já falamos sobre a solidão, que, na verdade, não existe! Nunca estamos sós! As pessoas queridas com quem convivemos, se já não estão entre nós, é porque já nos deram o que podiam nos dar, já nos ensinaram o que podiam nos ensinar e já aprenderam o que lhes foi possível aprender. Todas elas não estiveram conosco por acaso. Nosso aprendizado não terminou quando perdemos alguém ou algo que nos deu felicidade. Aliás, a bem da verdade, nunca perdemos quem quer que seja, pois todos continuaremos o nosso reencontro quando estivermos em outra dimensão.

Claro que as pessoas que amamos e as coisas que conquistamos e aprendemos a amar não são substituídas, pois cada pessoa e cada coisa é única e teve o seu momento para ser vivido por nós. Mas é óbvio que precisamos, constantemente, conquistar espaço para novas situações. A sabedoria diz que devemos dar o que temos e que já não nos tem a mesma utilidade, para abrirmos espaço para coisas novas. É óbvio que estou generalizando para dizer que a vida espera que tenhamos, sempre, espaço e amor para todos que vão chegando e se aproximando de nós. Recordemos, mais uma vez, que ninguém cruza a vida de alguém por acaso.

Aliás, a capacidade que possuímos para amar, para dar amor, para receber amor, para viver o amor, é, nada mais, do que a capacidade que Deus tem para nos amar a todos, sem distinção, já que fomos criados à Sua imagem e semelhança. É essa a imagem que temos Dele: O SER! Um ser cuja imagem é apenas AMOR! Amor em todos os sentidos, em todas as formas que o demonstram, tais como a paciência, a perseverança, a humildade, a caridade, a bondade, a igualdade.

E, se temos toda essa capacidade, por que relegarmos o VIVER A VIDA durante cada momento da nossa existência, amando a tudo e a todos mas, principalmente, a nós mesmos?

Atitude! É isso que compete a nós! É isso que espero de você, minha querida! Atitude para viver com amor e paciência, com alegria e entusiasmo, cada minuto de sua vida! E os meus textos anteriores, tenho certeza, dizem, de forma simples, mas contundente, o que é preciso fazer para que o sorriso volte a brilhar em seus lábios e no seu semblante e a alegria volte a reinar nos seus dias!

Não machuque mais o seu coraçãozinho! Ele é lindo, é sensível, ama e é amado por todos que têm, como eu, o privilégio de partilhar a sua vida e ser membro integrante dela.

E veja só, amiga! Você tem, ainda, a felicidade de ter dois nomes que reúnem tudo que você é! Um que representa a doçura e o amor da mãe de Jesus e o outro que demonstra a força da mulher de verdade!

Continue sendo você, como realmente você é! E dê adeus a essa mulher que tem tentado assumir o seu lugar!

Te amo muito, minha querida amiga-irmã!

Beijos com todo amor e carinho,

Ivone
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui