Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Independente -- 07/09/2015 - 23:09 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Hoje é Dia da Independência. Do quê, mesmo? Dia da Independência dos pais ou Dia da Independência do País? O país depende de alguém, hoje? Depende dos lucros das multinacionais; depende do PIB chinês e do desempenho americano; depende das exportações; depende do capital financeiro para investimentos. Depende do "risco-país"; depende da Bolsa de Nova York. Nosso país depende das flutuações do humor de uma bolsa de papéis sediada em outro país. Nosso dinheiro está nas mãos de banqueiros, na maior parte deles, internacionais. Nosso petróleo nunca nos pertenceu. O Pré-Sal existe, dependemos de dinheiro externo para que ele vingue. Nós dependemos dos outros; Os outros, será que dependem de nós?

Hoje é dia de quê, mesmo?

Dia da Independência do Brasil?

Não me levem a mal. Precisamos de muito trabalho para tornarmo-nos uma Nação realmente independente. Precisamos reformar nossas instituições; urgentemente necessitamos rever nossas políticas internas; precisamos atuar em respeito ao próximo. Isso, ao seu lado mesmo! Não adianta pensar em tirar vantagem dele. Nem estacionar na vaga dele. Nem passar por cima dele sem pedir licença. Assim, meu amigo, não dá. Não adianta ser independente sendo tão espúrio assim. Precisamos respeitar as diferenças, respeitar o Outro. Há um Outro em nós, essa alteridade é que nos torna civilizados, humanos. A alteridade, o diálogo, constrói a verdadeira democracia. Democracia não é zona; A zona eleitoral é onde você vota. Lá, você exerce sua maioridade. Lá você decide os rumos de seu país. Essa tal alteridade nos dá autoridade para pensar em independência, real, humana, verdadeira, cidadã.

Hoje foi Dia da Independência. Chuvoso, cheio de bonecos infláveis, militares desfilando e um ar de bunda em todos, tanto os simpatizantes como os protestantes. Todo mundo com uma cara de " Que porra é essa tal de Independência?"

Essa porra é essa tal que lhe dá um lugar para viver, lutar, sonhar e até morrer por ela.

Ademã, que hoje peguei de leve.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui