Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2000 AC - Dia dos Pais -- 11/08/2015 - 09:55 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Geralmente escrevo sobre o Dia dos Pais no próprio domingo comemorativo, porém este ano só anotei os comentários mais importantes que, em minha opinião, traduzem os sentimentos impregnados no e do Dia.
Antes um pouco de história: Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde há mais de quatro mil anos um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão, em que desejava sorte, saúde e vida longa ao seu pai, um rei babilônico famoso chamado Nabucodonosor. Daí tornou-se uma festa nacional.
Em setenta e dois, o Presidente Americano Nixon oficializou uma data comemorativa, terceiro domingo de junho. No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto e a implementação dessa data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho para incentivar o comércio, sendo festejada pela primeira vez em mil novecentos e cinquenta e três. Outros países também comemoram em datas diferentes, como em Portugal que é no dia dezenove de março, Dia de São José. Muito mais pela internet. Independente se comercial ou não, eu gosto do Dia e lógico, dos presentes.
Das mensagens muito mais, as que eu recebo e as que eu leio. Fico emocionadíssimo e trago algumas, como esta adiantada – “Oi paizão! Tudo legalzão? Estou escrevendo para mandar um beijão e um abração, de coração. Dormi na mãe e vim trabalhar de carrão. Aproveito Tb pra dizer que To quase zerada do procedimento, e mãe, tá ficando boa Tb, vai ser sensação. Era pra ser um versinho, mas virou um versão. É bom que rima com tudo, até com cocozão, no lencinho da estação. Kkkkkkk...”. Do dia, esta – “Paizão, somos privilegiados por ter vc em nossas vidas! FELIZ DIA DOS PAIS!”.
Gostei por demais desta – “Neste Dia dos Pais eu gostaria de homenagear o meu querido e saudoso paizinho Pedro, homem com um coração do tamanho do mundo, mas que cabia nele somente o AMOR, o CARINHO, a AMIZADE e o BEM FAZER e nada mais do que isso. Homem que teve como instrumentos de trabalho a enxada, o arado, a grade e a sua parelha de mulas e com os quais trabalhava a terra, a sua capuava, com uma maestria ímpar, deixando-a preparada para o cultivo de diversos roçados, extraindo dela o sustento para sua família. Homem de caráter exemplar, que dever um centavo a alguém já era, para ele, um ato de mau caratismo. Homem de uma alegria imensa e pureza d`alma, principalmente quando tinha condições de estar junto de sua esposa, de seus filhos, de sua nora e seus netos. Esse era o meu Pai, que lutou muito, sofreu muito, mas com muito orgulho, mesmo sendo um lavrador da terra, tinha um orgulho incomensurável por ter conseguido ver os seus dois filhos graduados em universidades de excelência e que com muita garra galgaram postos de trabalho de primeira linha no Brasil e nesse mundão de meu DEUS. Esse era o Seu Pedro, o Nhô Pedro, o Tio Pedrinho e com imenso orgulho, o MEU PAI. Neste dia PAI, rendo-lhe esta homenagem e que DEUS, que é também PAI e todo poderoso, esteja sempre junto de você na Glória Celestial. A sua benção PAI!”.
É de um grande meu amigo ao seu pai, cuja licença, peço agora para registrar e compartilhar, pois achei exemplar. Nós dois trocamos mensagens também. Minha foi esta – “José, Bom Dia e Feliz Dia dos Pais!! Você, além de ser graduado nas universidades e na vida, tornou-se Pai. E excelente, um maravilhoso pai. Beijos e Um Grande Abraço. Feliz Dia dos Pais!”.
Em resposta recebi esta – “Meu grande amigo Jairo, obrigado pelo carinho e a amizade. Nossas vidas se cruzaram muito cedo dentro do Grupo Escolar José Gomide de Castro, continuaram pelo Ginásio Virgílio Maynard, Colégio Nestor Fogaça e Colégio Modesto Tavares de Lima e não se perderam em nenhum momento do tempo. Que essa amizade se perpetue e que você, também, continue esse Paizão maravilhoso, que sempre foi. Um beijo no coração e que DEUS o proteja sempre!!!”.
Já me emocionei no domingo e hoje, terça onze de oito de quinze, emocionei-me novamente. Assim deve ser a vida, filhas, filhos e pais.
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui