Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1983 - Crise e Gestão -- 02/08/2015 - 12:22 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por ser Administrador de Empresas e membro do CRA recebo a Revista Administrador, cuja chamada de capa é Abrindo Portas e como a crise pode proporcionar oportunidades, apesar de ela prejudicar o andamento dos negócios. Basta encarar com responsabilidade, coragem e criatividade para inovar. Bonito, mas nenhuma palavrinha sobre a origem de nossa crise atual, que é a falta de responsabilidade de nossos governos e a coragem e criatividade para inovar na roubalheira toda. Ou alguém ainda tem alguma dúvida?
Lendo, com isenção, as revistas da semana a vontade que dá é de jogar uma bomba na cabeça desses todos, porém... O melhor é confiar na justiça e nas investigações ora em curso, que eu rezo para irem até o fim e as punições compatíveis com a esbórnia toda.
Já enfrentei uma crise de desemprego brava, embora empregado. Foi em oitenta e três, quando a empresa em que trabalhava demitiu mais de duzentos e vinte funcionários, só no escritório em São Paulo e pior, mais de quatrocentos da fábrica em Varginha. Toda sexta era fatídica e não tinha criatividade que desse para dar uma notícia dessas. Tudo isso numa empresa séria, multinacional de mais de cem anos na época e só de Brasil, mais de vinte e cinco anos. Mas fazer o quê. Era do setor de cimento e mineração e naquele momento posso dizer que esse setor virou vinagre, sem investimento e sem ampliação nenhuma. A empresa sobreviveu e hoje em formato diferente, mas graças ao seu poderio mundial.
Voltando à nossa Revista, ela apresenta duas páginas com os dez erros mais comuns de gestores em períodos de crise, como se uma crise dessas já não fosse a soma de todos os erros cometidos, sem piedade por uma corja de gestores, cuja meta era nos deixar sem metas e amanhã sofrerei as portas fechadas todas, que os bancos vêm me dando. Estou pensando em mostrar a capa dessa revista, com a manchete Abrindo Portas, repetindo o que é só um bordão. Ah, se eu tivesse bastante aplicação, mais crédito eu teria. Entretanto, coisa insana essa - Se eu tivesse aplicação, para que eu queria crédito?
Um dos erros comentados é Produtividade e a mania de fazer reuniões, que são a maior perda de tempo de trabalho. Digo que capacidade ociosa e produtividade não se misturam, por razões óbvias. Não adianta Culpar os Gestores Superiores e se você agir assim estará repassando os problemas, sem sintonia com a solução deles. Peço licença para Culpar os Gestores Superiores, que nunca antes nesse país, nos trouxeram essa crise atual.
Inovação e Capacidade de Assumir Riscos, para não fazer somente as coisas seguras e assumir riscos calculados nesse momento é a melhor aposta para as companhias. Foi o que fizemos para atender o Sistema Petrobrás e daí, quem nos livrará do Petrolão. Sabem o que farei próxima quarta - Estarei sentadinho e bem quietinho ouvindo os responsáveis pela Recuperação Judicial de uma empresa Lava-Jato, que me dirá o não pagamento de meu crédito. E aí vem a revista me ensinar a assumir riscos.
E dizem de Clima e Retenção, para eu não pensar que meus funcionários não conseguem lidar com a verdade e da consciência do momento vivido. Eu não penso assim de jeito nenhum, tanto que amanhã pelas sete os colocarei a par de todo e tudo o que nos envolve. Sairei do nosso diálogo com apoio, claro, mas o que pensarei de todos aqueles semblantes carregados, a não ser Reprimir o Pensamento Crítico, cuja matéria diz que apesar de crises trazerem incertezas, sempre é saudável que as perguntas difíceis sejam feitas e pode ser daí que surjam as respostas para uma melhora na situação. Farei uma pergunta difícil - Onde andam as obras que precisamos tocar?
Neste domingo, dois de oito de quinze, coloquei nesta crónica cinco dos dez erros mais comuns e parafraseando nossa mais importante gestora atual, direi não colocar meta nenhuma para este ano e quando eu atingir essa meta, eu a dobrarei.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui