Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Funcionários B - Razão do sucesso contínuo! -- 24/09/2003 - 11:23 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Funcionários B - Razão do sucesso contínuo!



Por mais importantes que sejam as estrelas do mundo corporativo, o que garante o bom desempenho da empresa no longo prazo são as contribuições e o compromisso dos funcionários nota B, dizem Thomas J. DeLong, professor de comportamento organizacional da Harvard Business School, e Vineeta Vijayaraghavan, consultora da Katzenbach Partners, especializada em estratégia corporativa. "Em conjunto, temos 20 anos de consultoria, pesquisa e ensino, concluímos que os funcionários nota B fornecem a estabilidade, o conhecimento e a visão de longo prazo de que as empresas precisam para sobreviver", dizem eles, num artigo escrito para a Harvard Business Review.



Não é que as estrelas sejam dispensáveis. Longe disso. Mas sua própria natureza é a volatilidade: idéias brilhantes, com grandes riscos. Os funcionários B, ao contrário, prezam a estabilidade, acumulam conhecimento sobre a história e a cultura da empresa (porque tendem a ficar mais tempo na companhia, enquanto as estrelas costumam partir para novos desafios) e são mais interessados no sucesso do grupo.



Também não se deve confundir os B com funcionários nota C. Eles não são incompetentes como os C, muito ao contrário. "Dezenas de estudos psicológicos confirmam que a diferença entre funcionários A e B é mais de temperamento do que de inteligência", dizem DeLong e Vijayaraghavan.



Os melhores funcionários B são:



a) Os ex-A: são profissionais altamente qualificados, que em algum momento decidem que não querem se sacrificar em demasia pela carreira. Eles continuam a fazer trabalho de primeira -- mas em seus próprios termos.



b) Os sinceros: são aqueles que não jogam o jogo político. Tipicamente mais interessados no trabalho do que em suas carreiras, são eles que fazem as perguntas mais profundas e desafiadoras. Os colegas, reconhecendo sua pouca ambição, valorizam sua opinião.



c) Os relacionais: compensam um trabalho menos brilhante com seu conhecimento dos processos e normas da companhia. São os facilitadores para qualquer projeto que requeira sabedoria política.



Como cuidar dos funcionários B? Segundo os dois autores do artigo, são quatro tópicos:



1) aceitar diferenças - em geral, líderes são A, e tendem a se decepcionar com funcionários que simplesmente não estão dispostos a trabalhar 15 horas por dia para subir na carreira. Pergunte quais são suas reais aspirações e tente satisfazê-las.



2) dê tempo - normalmente, líderes gastam mais tempo com as estrelas, que demandam mais atenção. Faça isso, mas não ignore os demais.



3) premie - mesmo não os promovendo, você pode recompensá-los de outras formas.



4) dê escolhas - se não pode levá-los hierarquia acima, dá para estimulá-los com caminhos alternativos de carreira.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui