Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->GÊNEROS E CATEGORIAS DE TEXTOS NA USINA -- 19/01/2002 - 11:36 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DEFINIÇÕES DOS GÊNEROS E CATEGORIAS DE TEXTOS A SEREM PUBLICADOS EM USINADELETRAS

João Ferreira/Jan Muá
19 de Janeiro de 2002


Tendo em vista os repetidos apelos do Domingos Oliveira Medeiros, a participação de vários colegas de Usina, e a específica colaboração de hoje de Eugênio Bragal, encaminho, para o Domingos e para todos os usineiros, esta síntese para avaliação.

ARTIGOS
Composições em prosa que tratam de um assunto específico, de natureza geralmente não ficcional. Trabalho completo e independente escrito com rigor retórico para expor ou defender um ponto de vista.
CARTAS
Comunicações escritas, trocadas entre pessoas, com finalidades as mais diversas e diferentes.
CONTOS
Narrativas breves, também chamadas de “short story”. A ação do conto concentra-se normalmente numa personagem ou grupo de personagens e explora uma situação de conflito, de comicidade ou de paródia.
CRÔNICAS
Em sentido literário e contemporâneo, são textos narrativos redigidos de forma livre e pessoal que abordam temas, fatos ou idéias da atualidade, referentes à vida quotidiana, política ou social,
DISCURSOS
Peças de caráter oratório escritas retoricamente para serem proferidas diante de um auditório formal. O discurso parlamentar é um exemplo.Em termos lingüísticos chama-se discurso a qualquer manifestação da língua no ato da fala.
ENSAIOS
Em sentido literário são escritos em prosa, de natureza analítica, dissertativa ou interpretativa sobre determinado assunto, que devem ser considerados de uma maneira ainda provisória.
ERÓTICA
Secção que acolhe os escritos relativos ao amor(Eros), paixão amorosa, com uma carga sexy evidenciada. Abrange os subgêneros da paródia, da anedota, da poesia, do conto, crônica erótica e das produções afins.
FRASES
Esta secção abrange a frase sapiencial, sintética, proverbial, axiomática, própria da paremiologia. Diz respeito a sentenças breves com um fundo de sabedoria
HUMOR
Página destinada a textos cômicos, divertidos, paródicos e piadísticos.
INFANTIL
Secção para acolher a criação de poemas, histórias, piadas e todo o tipo de produções literárias infantis na faixa etária de 5/6 a 10-11 anos. Secção apta a promover a iniciação literária e escrita das crianças de família dos usineiros adultos.
INFANTO-JUVENIL
Abrigaria as composições e criações de jovens e para jovens de 12 a 17 anos.
LETRAS DE MÚSICA
Secção para arquivar e divulgar letras, poemas aptos a poderem ser musicados pelos amadores ou profissionais de composição musical.
MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES
São escritos em estilo dissertativo, detalhados, documentados e elaborados dentro dos princípios da pesquisa e da metodologia científica, sobre um tema previamente definido.
MONÓLOGOS
São discursos de uma pessoa em conversa consigo própria. Tem seu uso no teatro(cena em que um só ator representa) e na literatura (monólogo interior). Os Usineiros deverão analisar e decidir de que maneira este item pode ser utilizado especificamente e se deve ser mantido ou não.
NOVIDADES LITERÁRIAS
Sugiro esta secção. Para ela, os usineiros poderiam trazer suas novidades de leitura, títulos, recensões ou resumos de livros novos e interessantes que acabam de ser publicados ou que estão se tornando bestsellers nos vários domínios literários. Um site para informação, conhecimento e debate.
PEÇAS DE TEATRO
Secção apta a promover e apoiar a escrita de peças de teatro e a dar um espaço público ao dramaturgo que deseja ter suas peças conhecidas na Internet.
POESIAS
Espaço próprio para acolher composições poéticas de todos os gêneros. Lírico, dramático, epopéico. Em todos os estilos, clássico, moderno, modernista, cubo-futurista, surrealista.
REDAÇÃO
Em rigor, não é uma categoria literária, mas “um meio de chegar à escrita de um texto”. É “o modo de redigir”. Usa-se o termo também como “exercício escolar de escrita”. Me parece ser difícil dar-lhe uma catalogação para lhe garantir um lugar na Usina dentro de uma tabela de gêneros.
ROTEIROS DE FILMES OU NOVELAS
Secção própria para as pessoas que têm aptidão e gostam de escrever ou discutir roteiros de filmes e novelas. Site interessante para divulgar talentos ou habilidades específicas na Internet.
TESES
Este termo, que inicialmente significava “uma proposição apresentada para apreciação ou debate”, foi usurpado pelo uso acadêmico e significa hoje “um tipo de escrita dissertativa em que se apresentam os resultados e as conclusões de uma pesquisa em determinada matéria” para fins de obtenção do título de doutor numa Universidade.
Tese, no fundo, é uma tomada de posição.
TEXTOS JURÍDICOS
Não pertencem ao quadro dos gêneros e categorias literárias do site.



João Ferreira/Jan Muá
19 de janeiro de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 5579 vezesFale com o autor