Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Minha bicicleta -- 06/10/2007 - 16:48 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MINHA BICICLETA


Pequena ainda, aprendi a pedalar andando de tico-tico. Maiorzinha, dava minhas voltinhas no velocípede. Depois, foi com o patinete que me diverti. Passadas estas fases, chegou a hora da bicicleta. Mas naquele tempo, era preciso saber usá-la corretamente antes de ganhá-la. Para aprender, alugava uma de rodinhas na bicicletaria.

Chegando em casa, começavam os treinos. De início, não tinha coragem de montar sem um adulto por perto, quase me segurando. Com o tempo, fui criando confiança e pudemos suprimir, primeiro uma rodinha, depois a outra. Mas eu ainda não conseguia andar em linha reta, o guidão virava, independente da minha vontade. Às vezes, quase caía. Queria aprender e treinava bastante.
Um belo dia, descobri que pedalava sem medo!

A partir de então, comecei a campanha para ganhar a minha bicicleta. Olhando as lojas, encontrei uma perfeita para minha altura. Era linda, pintada de vermelho metálico! Passei a namorá-la todos os dias na vitrine, para onde puxava meus pais e vovô Zezinho sempre que podia.

Papai achou a bicicleta muito cara. Mamãe dizia que eu devia esperar até o Natal.
Mas o Natal estava tão longe...

E se eu juntasse dinheiro, será que não apressaria a compra?
Depois que tive esta idéia, passei à prática. Comecei a guardar os trocos numa caixinha.
Qualquer moedinha servia.
Vovô costumava pagar a quem lhe fizesse cosquinhas no rosto, lá estava eu de plantão!
Meu padrinho, sabendo da história, inventava motivos para me passar umas notas. Lá iam para a caixinha...

Todas as noites eu contava o dinheiro que engordava aos poucos e ficava contente. Mas na hora do namoro, diante da vitrine, vinha o desapontamento. Percebia que ainda me faltavam muitas e muitas moedas! Na verdade, fazendo bem as contas, o tempo que eu levaria naquela arrecadação ultrapassaria de longe o que faltava para o Natal... Tinha vontade de desistir.

O Natal foi se aproximando e minhas economias não andavam no mesmo compasso. Desesperada, achava que não ganharia aquele presente, pois todos sabiam dos meus esforços. Só vovô poderia me ajudar. Chamei-o, então, para uma conversa reservada.

Muito atenciosamente, ele me pediu que mostrasse a caixinha. Depois, fez comigo os cálculos: faltava a metade do valor. Coçou a cabeça e ficou pensando numa solução.

De repente, tirou umas notas do bolso e colocou-as na caixinha, recomendando que não contasse a ninguém.

Foi o nosso grande segredo!




Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui