Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62173 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DO IMPÉRIO VII -- 11/01/2008 - 23:41 (José J Serpa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A corrida à Casa Branca vai de vento em popa. A partir de agora, e em 55 etapas, vai se ir eliminando de cada um dos dois pelotões os corredores que chegaram até aqui. Oito do partido republicano e seis do partido democrata participam nesta corrida.

As 55 eliminações, tantas são as etapas desta corrida desenfreada (50 estados, 4 territórios e o distrito federal) iniciaram-se no começo deste mês e vão prolongar-se até Junho. A primeira foi no estado de Iowa a 3 de Janeiro e as últimas duas vão ser em Montana e em South Dakota a 3 de Junho.

Em Iowa, os republicanos escolheram o senador do Arizona John McCain para comandar o seu pelotão. E os democratas deram o primeiro lugar a outro senador, Barack Obama, do estado de Illinois.

Os dois homens, para além de pertencerem ambos ao senado americano, não podiam ser mais diferentes.

McCain é branco. Nasceu em 1936, filho e neto de almirantes da marinha americana, ele próprio cursou a Academia Naval Americana. Na guerra do Vietname, o avião que pilotava foi abatido, mas ele escapou com vida, embora gravemente ferido. Foi prisioneiro durante anos e torturado. É senador federal pelo estado de Arizona há mais de vinte anos.

Obama é mulato e jovem. Nasceu em Honolulu em 1961, filho de pai queniano e mãe americana. Doutorou-se em direito na Universidade de Harvard, dedicou-se à dinamização comunitária, foi conferencista e advogado de direito civis, antes de se iniciar na politica no estado de Illinois. Só há quatro anos é que é senador federal.

Na semana seguinte, em New Hampshire, nova etapa, nova eleição. McCain mantém o primeiro lugar entre os candidatos do partido republicano, mas Obama perde a camisola amarela do seu partido que passa a ser envergada por Hillary Clinton, a mulher do ex-presidente Clinton.

Mrs. Clinton tem menos dez anos que John McCain e mais catorze do que Barack Obama. Há sete anos que é senadora federal, pelo estado de Nova Iorque. Doutorou-se em direito na Yale University e, antes de ocupar a Casa Branca ao lado do quadragésimo segundo presidente, foi duas vezes primeira dama do estado de Arkansas. Foi advogada de renome e projecção nacional.

E estão as coisas neste pé (ou neste pedal...).

À frente dos candidatos republicanos McCain conta já com duas vitórias, do lado democrata, Obama manteve-se na dianteira durante cinco dias. Agora, e pelo menos até 15 de Janeiro, Hillary Clinton vai à frente. A presente etapa acaba no estado de Michigan que vai às urnas nesse dia. Aí decidirá quem comanda os respectivos pelotões, até Nevada que terá a sua eleição primária, a 19 de Janeiro.

Tudo muito folclórico, espalhafatoso, emocional às vezes (Mrs. Clinton chorou em New Hampshire). Mas também muito sério, porque isto de escolher o próximo imperador não é brincadeira nenhuma.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui