Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PLANADOR -- 18/04/2015 - 21:26 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PLANADOR

Para Durvalino Meletti (Pitininho)
e
Aparecido Augusto Machado (Cidinho)

"Escapei aos amargos grilhões da terra
E dancei no espaço com asas de prateada alegria." (1)


A decolagem é tensa. Arrastado, o planador é indefeso. Se, por mínima pane ou erro, falha o avião rebocador, é inevitável trombar ou cair em frente. No alto, solto o cabo de arrasto e ganho a liberdade do céu. Desatei-me do peso do mundo para a leveza da alma, mansamente escorregando entre nuvens esgarçadas que parecem sonho ou entre as espessas, úmidas, que desfocam a visão. O deslizar silencioso e macio descontrai e liberta, a flutuar em serenidade.
Navegador calado, o planador atrai as aves curiosas. Aproximam-se para examinar o estranho companheiro e com ele ensaiar esvoaçante balé. Sobem, descem, inclinam-se em curvas longas e em reversões fechadas, acompanhando o planeio do veleiro do ar. Seguem-no na procura das correntes ascendentes, a voltear o passarão; ensaiam rasantes, circundam e quase assentam nas asas do planador. Piam em incessante alarido, tentando uma comunicação impossível. A proximidade de tão diferente voador faz com que adormeça o automatismo que as mantém voando: glissam, derrapam, desequilibram-se e entram em atabalhoado parafuso, caindo alguns metros, até a recuperação do vóo. Pequenas e graciosas palhaças a tropeçarem nas próprias asas, retornam logo, tagarelando bem-humoradas, como a rirem de si mesmas.
Mas, apesar da experiência emocionante de velejar em cortejo com os pássaros, a probabilidade de se chocarem com partes sensíveis e vitais da aeronave, a inconstància e as rajadas repentinas de vento exigem fugir de sua alvoroçada companhia. O mergulho rápido, a descida até alcançar a velocidade em que a pressão do atrito assobie nas asas e a subida rápida em manobra de reversement (reversão, meio loop de 180°), separa a nave do alegre comboio.
No alto, distante da crueza do chão das ruas, desfruta-se do silêncio das alturas solitárias, da mornidade do sol e do refrigério do vento; da liberdade sem marcos, sem caminhos e sem limites, brincando de folha de papel. O céu todo aberto, de um azul muito claro que acalma, é pintado aqui e ali por solenes e lentas nuvens que enfeitam a imensidão, graciosamente fazendo e se desfazendo em caprichosas formas. No horizonte tão longe, as referências mais se confundem quanto mais alto se eleva. Aquele monte alto reduz-se a um ponto, quase nada; os rios tornam-se fios imprecisos. A mancha escura da cidade, borrão que enfeia a paisagem, perde os contornos, dissolve-se e desaparece no verde da natureza. No alto, o mais alto que se possa voar, sem os antolhos e as amarras daqui de baixo, mais próximo se está do ar mais puro e do olhar mais límpido da dádiva da Vida.


(1) "Alto Vóo", de John Gillespie Magge Jr.
1922-1941, tenente da Força Aérea Canadense.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui