Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MENINO -- 18/04/2015 - 21:21 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MENINO

"O grande homem é aquele que
não perde o coração de criança." *


O que é um menino-criança, criança-menino? O capetinha que põe cabelos brancos nas mães? Que é inocência e comovente ternura quando a abraça e diz: "- mãi, ti amo!" ? Seja o que for, a lembrança da aurora da vida de vez em quando vem visitar os adultos. São inúmeros os depoimentos.

Para o "seu" João da Quita, ex-comandante de transatlàntico e hoje pescador diletante em Itanhaém, a saudade da infància brotou depois dos 70. Os anos de labuta forçada desde a primeira idade adiaram o sentimento de perda da meninice. Criança pobre, saltou das fraldas para o mundo dos adultos. Para o poeta Casimiro de Abreu a dor veio mais cedo, pouco depois da adolescência. Na maturidade, Victor Hugo cantava a primavera da vida: "Oh souvenirs! printemps! aurores!". Cecília Meireles escreveu que "... nossa infància é o último esquecimento, derradeiro consolo e suprema poesia de nossa existência. Tudo o mais pode cobrir-se de sombras, nossa infància será um sol nítido, mesmo quando não haja sido tão brilhante, nem feliz". O ator Lima Duarte lembra que se sente feliz porque acalenta continuamente seu jeito menino, mantendo-se no "...delicado fio entre a fantasia e a realidade" o que o ajuda a enfrentar a rudeza da vida.

A vida ou o jeito de ser nos faz diferentes na percepção do tempo e da perda da riqueza do mundo infantil. Há algo de mágico no broto da vida, tão sensível que fez Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) abandonar seu estilo divertido e anárquico, ao afirmar: "Pobre daquele que não guardou consigo um pouco da infància". Até Paulo Francis se fez humilde e admitiu que "a infància é só um instante, mas contém uma chama que se leva para a vida toda". Mais recentemente, Lya Luft assinalou que "A infància deixa rastros em nossa memória, como sulcos num rosto ou num campo lavrado". E se bem me lembro, Goethe ensinou que a "...infància é a visão da imortalidade."

Saudade, resgate da inocência, instinto de eternização, fuga às imposições da vida? Não sei!... Mas, parece que guardamos alguma saudade e em algum momento da vida experimentamos a ausência dos leves tempos da meninice: quando tudo é nada e o tempo não existe; quando o que é... É aqui e agora, sem o ontem ou o amanhã, nem passado nem futuro...

E, naquele dia em que pescávamos no mar com os tripulantes do iate do "seu" João ao largo da Juréia, o amigo Nê - casmurrento e de pouca prosa, que anda pela casa dos quarenta -, a seu modo um filósofo, revelou, nostálgico:

-Lá no céu deve ter um jeitinho da gente voltar à infància e fazer tudo aquilo que a vida roubou!

* Não me lembro de quem é o autor.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui