Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1996 - Curiosidades -- 05/04/2015 - 11:48 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Marcão é um dos sujeitos mais calmos que já conheci, embora por profissão tenha assinado um sem-número de memória de cálculo, para construção de estruturas metálicas. Coisa de se tirar o sono, mas como ele é mestre nisso dorme na profunda paz. Hoje, engenheiro na GM e nosso calculista temporão, vez em quando me manda alguns e-mails, como este recebido ano passado e guardado para uma oportunidade, agora utilizado. São diversas curiosidades, apenas transcrevo-as, algumas, sem juízo de seus valores, apenas como curiosidade mesmo.
"O vidro demora um milhão de anos para se decompor, o que significa que nunca se desgasta e pode ser reciclado um número infinito de vezes. O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo estando enterrado no solo por milhares de anos". E por curiosidade, fui ao dicionário descobrir que curiosidade é substantivo feminino, com dez definições, uma delas a característica ou qualidade de curioso. Outra é o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer ou experimentar alguma coisa nova, original ou pouco conhecida. É também o desejo irrequieto e frequentemente malévolo de se inteirar de segredos ou particularidades da vida alheia. Nesse caso, curioso e fofoqueiro se equivalem.
Curioso é adjetivo e substantivo masculino, tem mais definições, doze; sendo a primeira - aquele que é ou se comporta de modo zeloso, cuidadoso; a segunda aquele que manifesta desejo de ver, ouvir, experimentar, ficar conhecendo e outras como vontade aprender, pesquisar. Tem mais, mas escrevo só esta - aquele que é presa do desejo de se inteirar de segredos alheios, indiscreto, bisbilhoteiro.
Voltando ao e-mail do Marcão: "A língua é o único músculo do corpo que está ligado apenas a uma extremidade. Se você parar de ficar com sede, você precisa beber mais água, pois quando o corpo humano está desidratado, o mecanismo da sede é desligado. A cada ano, dois milhões de fumantes param de fumar ou morrem de doenças relacionadas com o tabaco e zero é o único número que não pode ser representado por algarismos romanos".
Sabem quantos resultados a palavra curiosidades tem no Google? Cinquenta e nove milhões e novecentos mil. Vi só um, que fala de chocolates e seus dez sabores mais bizarros - tabaco, bacon, leite de camelo fêmea, formiga, lavanda, pimenta, grilo, curry, sal marinho e cheese, para nós queijo mesmo. E sabe o que acontece quando paramos de tomar banho? Aos curiosos, sugiro uma pesquisa na internet. De cara, digo que ficamos bem fedidinhos...
Por curiosidade, digo que a palavra curioso tem cinquenta milhões e setecentos mil resultados, sendo o primeiro resultado o site megacurioso.com.br. Podem acessa-lo, deve ser curioso. Nunca empinei pipa adequadamente, mas as pipas foram utilizadas na Guerra Civil Americana para entregar cartas e jornais. Isso segundo o e-mail, mais: "A canção Auld Lang Syne é cantada, à meia-noite, em quase todos os países de língua inglesa para celebrar o novo ano. No Brasil, Portugal, França, Espanha, Grécia, Polónia e Alemanha é uma canção de despedida. Adeus amor eu vou partir...". Trata-se de um poema escocês, escrito por Robert Burns em mil setecentos e oitenta e oito, adaptada para essa tradicional melodia popular cantada em comemoração ao ano novo.
Acho que os maiores curiosos de todos os tempos não são os fofoqueiros de plantão, são os cientistas que estudam a vida, o universo e os planetas, sempre na busca do desconhecido, na busca de uma única curiosidade que possa modificar para bem o nosso andamento. Tem os que descobrem o mal, mas... Pessoal, neste domingo de Páscoa, cinco de quatro de quinze, tenho a dar que a letra jota não aparece em qualquer lugar da tabela periódica dos elementos, contudo, no meu nome é a primeirona.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui