Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->EXPERIÊNCIA DE NOSSA VIDA -- 04/07/2005 - 09:19 (TANCREDO A. P. FILHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

EXPERIÊNCIA DE NOSSA VIDA



Em toda nossa vida vivenciamos experiências, que podem ser boas e que podem ser más. As boas trazem-nos alegrias e contentamento enquanto que as más, podem nos sobrecarregar de sofrimento. Alguém já disse: “Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada.” Isto quer dizer que não importa o tipo de sofrimento, ou desarmonia, devemos misturar com um pouco de água e açúcar. Só que isso, pouco adiantaria para aqueles que estão lutando contra doenças, desentendimentos ou outras adversidades. Quando nossa vida está atravessando momentos de sofrimentos, de estresse, ou de adversidade é justamente nesse momento que nossa mente se volta para Deus. Só lembramos de Deus - O Nosso Criador, quando há tempestade em nossa vida. Poucas pessoas, se voltam para as coisas do espirito quando tudo vai bem. Isso é falta de consciência do Divino que existe em nós e que só o procuramos nas horas de necessidade. Devemos consultar o nosso Pai Celestial, falar com ele das nossas provações e dificuldades. Devemos também pedir que infunda em nossas almas, a força necessária para nos sustentar e nos livrar dos laços que parecem nos levar a um cruel destino.
Em nossas lições de vida aprendemos, desde a infância, que existe um único Deus em devemos confiar, um Deus de amor, abundância, saúde e felicidade, que eternamente oferece a seus filhos a sua bondade, misericórdia e justiça. Para transmitir uma concepção do que seja a Graça e Santidade de Deus, as palavras não bastariam nunca, além de serem muito pobres em seus significados, dessa forma entendemos que com o uso de nossas palavras teríamos uma impotente concepção para tentar explicar os qualificativos de Deus, o Todo Poderoso. Quando falamos com Ele em nossas orações, não temos certeza de Ele ter nos ouvido, mas mediante nossa fé que temos nele e nos seus predicados, vamos tendo resposta aos nossos pedidos.
Orar é diferente de rezar ou de fazer uma prece, vejamos:
Rezar é emitir palavras repetidas, lidas ou decoradas (como fazem nas igrejas, em que usam até um livro de rezas, para ser lido pelas pessoas), algumas delas já sabem falar as palavras de cor.
Fazer preces é usar de palavras previamente escolhidas. É fazer de palavras bem bonitas, adequadas ao caso e que são capazes de provocar muitas emoções, fazendo com que as pessoas chorem ao ouvir. Essas palavras que podem escritas ou emitidas oralmente (por meio radiofônico, principalmente), por pessoas que estão acostumadas a esse processo.
Orar é o mesmo que ter uma conversa com Deus. O Mestre Jesus (Mateus cap. 6. V. 5 a 15), dissera discípulos e seguidores no sermão da montanha: “Quando orares, não sejais como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai que te vê secretamente, te recompensará. E orando, não usei de vãs repetições, como fazem os gentios, que pensa que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes vós lho pedirdes.
Portanto, orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amem.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial perdoará a vós; se porém, não perdoardes aos homens suas ofensas, também vosso Pai, não perdoará as vossas ofensas.”


Orando diga tudo que está em seu coração, porque orar é saber que não é merecedor da bondade divina, é agradecer as graças concedidas, é dizer o seu propósito de seguir o caminho divino, evitando cair em erros. Orar não é somente fazer pedidos a Deus, para obter sucesso numa dificuldade financeira, numa doença, num desemprego, ou para passar num exame vestibular. Saiba que orar é conversar intimamente com Deus, o Todo Poderoso e que a resposta será tão rápida quanto for a intensidade da sua fé.
Não é verdade que quando você está doente, infeliz ou passando dificuldade financeira. Situações que você não sabe e não pode resolver por si só, você se volta para Deus e conta tudo em oração. Conta a Ele o que está acontecendo pedindo-lhe saúde, felicidade ou também abundância? E também não é verdade que a gente se esquece da razão para tais manifestações? Esta é a maneira pela qual, quase sempre procuramos desvencilhar de nossos problemas. Só que esse processo é inoperante, ineficaz, improdutivo e inútil como um meio de se alcançar um objetivo desejado, porque não leva em consideração as leis e os princípios da natureza de Deus. O nosso primeiro erro que é cometido mundialmente, é o de não saber ou não ter certeza do local onde podemos encontrar Deus. Para nós parece ser impossível perceber que Ele está dentro de nós, portanto, em vez de procurarmos sintonizar com Ele que está presente em nosso interior, deixamos nossa consciência ocupada numa tentativa de encontrá-lo em alguma outra parte, num lugar do espaço externo para atingirmos o contato desejado. Isto é uma grande asneira, de certa forma, pois não há local algum onde Deus não esteja. Entretanto o fato mostra que temos dúvidas e não certeza, mostrando também que somos ignorantes da verdade real sobre Deus.
Jesus, claramente nos diz em Lucas 17: 20, 21 – Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse:
- O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: hei-lo aqui, ou hei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.
Essa afirmação significativa de Jesus queria dizer certamente o que ele estava dizendo e que entendia sabiamente do assunto. Jesus não tinha a intenção de confundir as pessoas, nem de esconder da nossa percepção a sabedoria que honestamente tentava passar para nós. O único Deus que devemos conhecer é o Deus de nossos corações, não do coração físico, mas do subjetivo, do espiritual. E assim vamos a partir de hoje meditar sobre esse assunto para adquirirmos e absorvermos esse conhecimento de que Deus, que buscamos alcançar, está dentro de nós mesmos. Assim, vamos dar um basta nesse empenho de procurar Deus nos céus e pelos lugares mais distantes. Ele está bem perto de nós, está dentro dos nossos corações.

NOTA: Textos originais da Bíblia Sagrada, traduzida para língua portuguesa por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA – Edição revista e corrigida na grafia simplificada – 15ª Impressão – Edição de 1966 - IMPRENSA BÍBLICA BRASILEIRA – Casa Publicadora Batista.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui