Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1948 - Provérbios -- 25/03/2015 - 12:17 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Antes tarde que nunca", "Devagar se vai ao longe", "Quem espera sempre alcança", "Os últimos serão os primeiros", "Mais vale um passarinho na mão, que dois voando". "Antes tarde que mais tarde", esse uma máxima do meu colega Triveloni. "A vida reserva momentos", do meu amigo Thebest e o famoso "Sabei-me lá", da Dona Cida. Lembrando um do Chacrinha - "Quem confere ferro, conferido será ferrado".
Em maio passado, recebi um e-mail com um pepeésse, cujo lema era provérbios e guardei, para um dia aproveitá-lo e chegou o momento, para atender o nosso Miguel, aqui mesmo do Postal, e a sua predileção por eles. Começando com um espanhol - "A abelha atarefada não tem tempo para tristezas". Esse outro, inglês, talvez valha pro Neymar - "Não caia antes de ser empurrado". Aos carrancudos apresento este, de origem árabe - "Um rosto sorridente é melhor até do que a hospitalidade".
Mais tarde passarei na Lotérica para atender este persa - "Vá e acorde sua sorte". Como tem tempo que estou tentando acordar minha sorte, para uma mega-sena recheada, dou-lhes este outro, também persa - "A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces". E você detalhista demais, tenho um alemão - "O Diabo mora nos detalhes".
"Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade", este chinês e válido aos petrolões da vida, até ao Eike, acho eu. E para você, se achando fraco, leia este chinês - "Não há que ser forte. Há que ser flexível". De ouvir por aí - "Em terra de jacu, nambu não pia" e "Em rio que tem piranhas, jacaré nada de costas". Tem este malaio - "Não pense que não há crocodilos só porque a água está calma".
Para alguns políticos - "Ser pedra é fácil, difícil é ser vidraça", chinês e também este japonês - "Tropeçamos sempre nas pedras pequenas, as grandes logo enxergamos". Aos metidos e arrogantes - "Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa", italiano. Vale também este espanhol - "Nunca bata uma porta, você pode querer voltar".
"Não tenha medo de crescer lentamente; tenha medo apenas de ficar parado", chinês; aos afoitos e fazedores de planos não cumpridos. Aos falastrões, este persa - "Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar e falar quando é preciso calar-se!". Aos estudantes relapsos - "Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por si mesmo"; chinês, válido para o mundo inteiro. Já li e ouvi - "Quer conhecer uma pessoa, case com ela", parecido com este japonês - "Se quiser conhecer um cavalo, monte nele; se quiser conhecer uma pessoa, conviva com ela".
Aos de regime e dietas - "Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um miserável" e "Uma maçã por dia mantém o médico distante", ambos ingleses. Não é provérbio, mas o Doutor António acrescentaria - "Trinta minutos de exercícios três vezes por semana". Para você que acha que perder um grama é pouco, pense sobre este alemão - "Quem não se importa com os centavos não é digno de possuir um euro".
Nesses dias de Lava-Jato, que tal este - "Melhor é pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça", é bíblico. Também vale - "A raposa tanto vai ao ninho, que um dia deixa o focinho", japonês. Mais um persa - "A palavra que reténs dentro de ti é tua escrava. A que escapa de ti é tua senhora".
"Um pássaro nunca faz seu ninho em uma árvore seca", japonês e mais um chinês - "Quer a faca caia no melão, ou o melão na faca, o melão vai sofrer". Não parece o - "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", este ouço o tempo inteiro, não sei a origem, mas está valendo nesses dias atuais, não está? Outro dia falei - "Quando você está no meio da mata, tanto faz voltar ou seguir em frente".
"At last but not least", de Shakespeare: "Último, mas não menos importante", fecho, nesta quarta vinte e cinco de três de quinze, com um espanhol - "A eternidade anda apaixonada pelas produções do tempo".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui