Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Dlim-Dlão !... -- 21/12/2007 - 23:05 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Entre solavancos friorentos e carícias solarengas o Natal de 2007 depara-se-me como os 16 eventos antecedentes: tem nome que entendo de fio a pavio, mas, no meu caso, faltar-lhe-à o conteúdo real, algo que nunca mais poderei lograr.

Após ter experimentado algumas natalícias panaceias, há 6 anos a esta parte, decidi reduzir-me ao meu específico e autêntico Natal, que é de resto um tranquílo espaço de tempo que tenho agradavelmente fruído na excelente companhia de meu cão, de minhas dilectas recordações e saudosos afectos.

Hoje, após o jantar, na apresentação do (des)concurso televisivo na RTP1, ouvi o Malato - beaucoup gai - dizer tal e qual: « - Como não há nada mais triste do que passar o Natal sozinho, chamo os meus concorrentes...».

Pelo menos eu, tenho a certeza absoluta que o Malato, na maior parte das vezes que fala, presumindo-se um alardeante poço de saberes, não sabe deveras o que diz e sequer faz ideia da lástima triste que alegremente produz.

Para este Natal, pois, que se avizinha a galope e que passarei sozinho em voluntarioso recolhimento - de nada careço para distrair a lucidez - o meu amigo Nelson Duarte, conhecedor de alguns dos meus pendores favoritos, ofereceu-me dois lençolinhos brancos e uma robusta manta escocesa. Terei assim óbvio trenó, assaz quentinho, para subir e descer a nevada montanha do meu 68º. Natal.

Também, o meu recente amigo Manuel Morais, um setentão que eu nomearia sem hesitar ministro da alegria sádia que é preciso semear, presenteou-me com um colete anti-bala até às orelhas, que desde logo meti a uso - e um lindíssimo guiso para me alertar das nocturnas vertigens onde afogo minhas frustações e quejandos arrepios íntimos.

Entretanto, por que não almejo ambiguamente paz nem guerra, confessando-me sem mais pachorra para sentir no meu cérebro o desejo de emitir os vocábulos «bom» e «feliz», termos aos montes que cada vez mais minguam ao traduzir-se em gestos, limito-me à vulgar-invulgar expressão do sentimento-menino que ainda se aconchega dentro de mim: - Dlim-dlão!...

Porto, 21 de Dezembro de 2007
António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui