Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALELUIA, ESTAMOS SALVOS! -- 20/09/2003 - 20:41 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ALELUIA, ESTAMOS SALVOS!





Filemon F. Martins







Reformas da Previdência e Tributária já quase aprovadas pelo Congresso Nacional, CPMF prorrogada até 2007. Os males brasileiros foram extirpados pelo Partido dos Trabalhadores. Agora, é só esperar pelo propagado “espetáculo do crescimento”, prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Fome Zero já em andamento nos permite visualizar o paraíso prometido. Estamos adentrando num Brasil forte, independente e soberano, com melhor qualidade de vida, mais saúde, educação, segurança, transportes e redução da pobreza e da miséria. Verdade ? Só se fôssemos todos idiotas.

O que se constata é um Brasil estagnado, com crescente desemprego, sem esperança para os brasileiros, mergulhado na corrupção, que se alastra pelo Brasil em quase todos os setores de fiscalização: policial, tributária, administrativa, repartições públicas, como se lê todos os dias nos grandes jornais do País. Onde está a Lei de Responsabilidade Fiscal ? Serviu apenas para governadores e presidentes, quando disseram não poder dar aumento aos servidores e trabalhadores em razão da referida Lei ? No caso das prefeituras, onde estão os nossos Tribunais de Contas ? Onde está a fiscalização das obras que deveriam ter sido feitas e não o foram ou foram feitas abaixo ou acima dos padrões contratados ?

Cada dia que passa, o governo avança sobre o bolso dos trabalhadores, dos consumidores, a fim de garantir o pagamento de juros da dívida eterna. Enquanto isso, o consumidor não compra, porque não tem dinheiro, o comércio não vende e se ninguém vende, a indústria também não fabrica e se não fabrica, não contrata nenhum trabalhador. O Partido dos Trabalhadores não aprendeu, efetivamente, a lição de governos anteriores, que prometeram o mundo, mas não conseguiram ir além da distribuição de cargos entre seus aliados, como está ocorrendo agora com o PT.

O que está acontecendo em Brasília é mais parecido com um conluio político promovido entre a União, os Estados e Municípios, uma briga na divisão da grana arrancada dos servidores públicos, trabalhadores e consumidores, através das Reformas da Previdência e Tributária. Parece que nossos “sábios economistas” passam o dia lendo a cartilha do FMI, isolados do que acontece no Brasil. Não percebem que, ou o fazem propositadamente, aumentando, ainda mais, a carga tributária sobre produtores e assalariados, inibem o desenvolvimento e a geração de mais empregos.

Já tivemos o presidente Fernando Henrique Cardoso, que usou do prestígio do famoso médico, Dr. Adib Jatene, quando Ministro da Saúde, para criar o antipático imposto do cheque, conhecida como Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que se destinaria à Saúde. Quando o Ministro percebeu o engodo, já era tarde demais. Pegou o chapéu e foi embora. A Contribuição Provisória continua e foi prorrogada até 2007, mas a Saúde nunca viu este dinheiro.

Fala-se, agora, que o Governo Federal pretende criar pedágios nas estradas do Nordeste, sem que tenha a obrigatoriedade de reverter recursos para a manutenção das mesmas, que, diga-se, estão abandonadas e em péssimas condições. Se for verdade, é o fim da picada. Enquanto isso, os jornais já noticiaram que o Ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho anunciou que o “espetáculo do crescimento”, ao contrário do informado por Lula, não será agora, por esta ou aquela razão, só ano que vem. Surpreenderá se, em 2004, não houver novo adiamento. Para 2006, por exemplo, ano das eleições presidenciais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui