Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mensagem para Milene Arder -- 18/01/2002 - 10:45 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezada colega da Usina de Letras: lí, ontem, o seu trabalho "Ensaiando um soneto", e, "data venia", quero lembrá-la de que tal forma fixa de poesia é composta de quatorze versos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos (o chamado soneto italiano), pois, a tal forma chegaram Francesco Petrarca e Dante Alighieri, depois que ele(o soneto) foi criado no Sec. XII, na Sicília, por Giácomo da Lenttini.
Os sonetos mais comuns ou mais praticados são o decassílabo e o alexandrino ( este dividido em dois hemistíquios), seguidos do sonetilho, setissilábico, cujo nome de maior expressão, no Brasil, foi B. Lopes(Bernardino da Costa Lopes),autor dos Cromos. Os que escreveram e escrevem decassílabos e alexandrinos, são milhares, inclusive todos os modernistas da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
Quanto ao decassílabo, obedece à distribuição de rimas, nos quartetos: abab e abba(fora disso é exceção); e nos tercetos, a distribuiçãO das rimas fica mais a critério ou conveniência do autor(abc com abc, aab com aab, bba com bba, etc.) Entretanto, cada verso do decassílabo deve ter como tônicas as 6a., 8a. e 10a. sílabas;a 4a., 8a. e 10a. sílabas e a 4a.,6a. e 10a. sílabas(uma foram para cada soneto). Já no alexandrino, os versos são compostos de dois versos de seis sílabas,e,portanto,deve ter sempre como tônicas a 6a. e 10a. sílabas(hemistíquios). No sonetilho, usa-se, na contagem de sílabas, o mesmo critério da trova e aconselha-se a leitura do Decálogo de Metrificação, de Luiz Otávio.Nada impede,porém,que o autor escreva soneto com número de sílabas diferentes: já lí soneto de quatorze sílabas.O impportante é que todos os versos tenham o mesmo número de sílabas métricas ou poéticas(o referido Decálogo, de Luiz Otávio,deve ser estudado, tanto para a feitura da trova quanto do soneto,no que se ferere aos hiatos e elisões). Não tome isso como uma aula, nem exibicionismo, senão como uma prova de amor ao soneto: é uma pessoa mais experiente mostrando aos mais jóvens as regras do jogo...
Cordialmente.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui