Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2014 - Dia de Eleição -- 26/10/2014 - 21:51 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Três da tarde de vinte e seis de dez de quatorze, Dia de Eleição! Para mim começou pelas seis e meia, em São Miguel Arcanjo, quando me levantei e me preparei para ir votar, quase um noivo, posso dizer. Às oito e meia, bi li lim lim, voto confirmado. Pensei, foi bom ter ficado e votado, afinal hoje será um dia histórico. O futuro cuidará de hoje, não importa o lado que pender, tenho certeza.
Saí a seguir, para São Paulo, onde moro e onde estou esperando o resultado, apostando que seja o melhor para nós. Cheguei pelas doze e fui votar novamente, só que com a Edna. Ela votou e voltou entusiasmada, nunca a vi participando tanto e fazendo campanha, pelo Facebook claro, mas em campanha. Segundo andei lendo, esse tipo de coisa anda atraindo inimizades, ou perdendo amizades. É um tal de gente deletando gente, porém, ela me disse que está com o mesmo número de amigos em sua página. Vamos ver amanhã.
Aproveitando a ideia, sentei-me aqui para olhar o Facebook e ver os comentários, primeira coisa que aparece é o casamento do Júnior, dei de ombros. Aparece este comentário: "Dever cívico exercido!! Na esperança de uma governança séria e disposta a garantir ao seu povo dignidade e orgulho!" Curti. Não dá para curtir esta notícia; "Eleitor cola tecla de urna em Goiás e é procurado pela Polícia Federal.". Nem olhei a tecla colada, tamanha é a imbecilidade, qualquer que seja ela. E o mineiro que tocou fogo na urna para protestar, arre.
Gostei desse: "O Brasil que você quer ver depende de você.". Este é da minha filha: "Peço desculpas por desapontá-los, mas um cara acabou de me dizer que votou em mim e que eu que ganharei essa eleição...". Parece-me que o admirador estava mais pra lá do que pra cá, mas valeu como elogio. Personagem desta eleição: "Youssef está lúcido e recebe visita das filhas, diz hospital". Só mais uma dele: "PF descarta envenenamento do doleiro Youssef.".
Esta, então, não precisa de muito esforço para entender: "Novo presidente vai enfrentar oposição intensa.". Depois dessa, volto mais tarde.
Sete horas e achei isto: "Dilma ou Aécio - Quem ganhou a batalha no Facebook.". Uma análise sobre curtidas, fãs e posts, sem ligar com a presidência em si. Por enquanto só informações de governadores, Pezão, Sartori, Perillo, Azambuja e Rollemberg eleitos. Atriz tem crise de choro ao votar, sem muita explicação e ebola aparece com fotos da Libéria.
Oito e doze da noite e já temos novo Presidente, aliás, Presidenta. Dilma foi reeleita, com noventa e seis por cento das urnas já apuradas e com uma diferença pequena, contrariando números de pesquisas. O Radar on-line diz que Dilma Rousseff comemora neste momento a reeleição na biblioteca do Palácio da Alvorada. A página do Aécio publica: "Ganhar ou perder faz parte do jogo democrático. Nosso trabalho pelo Brasil continua.".
Uol diz que Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história. Os sites de notícias estão todos criativos, com a mesma manchete da Presidenta ter sido reeleita. O Estadão publica fotos e diz que simpatizantes de Dilma comemoram nas ruas do País a reeleição. O Terra pergunta: "Para você, qual é o principal desafio da Presidente Dilma? Apresenta cinco: Inflação e Crescimento, Corrupção, Governabilidade, Saúde e Gestão de Programas Sociais."
Há pouco, Aécio ligou para Dilma para cumprimentá-la pelo resultado, consolidando o momento democrático que o País passa, apesar das diferenças de campanha e de todos os disses-que-me-disses da internet toda.
Termino com a chamada da Exame: "Com o fim das eleições, passa a euforia, mas chega a necessidade de um balanço da situação do Brasil. Quais foram as principais conquistas? O que deu errado? O que a Presidente reeleita precisa fazer. Com um horizonte tão desafiador pela frente, o novo ciclo presidencial parece a oportunidade perfeita para anunciar mudanças que poderão transformar o Brasil em um País melhor. Nada é mais urgente para nós.".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui