Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->4805 - Democrático Miguel Postal -- 19/10/2014 - 18:55 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ano passado encerrei assim, uma crónica: "Hoje, treze de dez de treze, desejo saúde ao Miguel, próximo quinze, terça, sessenta e cinco anos de vida e liberdade na condução. Parabéns e Felicidades Merecidas!! Abração."
Reitero, com alterações: "Hoje, doze de dez de quatorze, desejo saúde ao Miguel, próximo quinze, quarta, sessenta e seis anos de vida e liberdade na condução. Parabéns e Felicidades Merecidas!! Abração."
Miguel, parabéns pelas ambas as datas de aniversário. Continue firme e forte, na sua saga, ao lado do Postal e da Verinha e de todos os seus amigos, os quais me incluo. Saúde, risadas e tudo de bom, de bem, gostoso e tal, ou seja, só filé pra vc. Abração!
Meu e-mail de domingo passado ao caríssimo Miguel Terra, editor desse nosso Jornal Postal, setenta e cinco anos de vida profícua, pura matemática - sessenta e seis mais nove.
Uma das definições de democracia do Houaiss diz: "Governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias". Tem outras, recomendo uma leitura. E de democrático diz: "Que possui igualitarismo, liberdade de expressão, antiautoritarismo". Diz, também: "Que está em contato direto com o povo". Tem mais e também recomendo uma leitura.
Coloquei as definições acima, para dizer do Postal e do Miguel. Acho ambos exercendo a democracia e são democráticos por excelência. Dúvidas, só ler o Jornal para dissipa-las. Por exemplo, na última edição, quando o próprio Miguel analisa seus nove anos e declara seu voto num dos candidatos, ao mesmo tempo admite a enxurrada de votos no candidato a governador de outro partido. Gostei da sua conversa com o matuto e do seu final em povo, suor e cerveja, pois eleições passam e nós continuamos na luta. Bem isso mesmo!
Admiro a coluna do Terrinha, mesmo não comungando com seus últimos textos, por termos opiniões diferentes sobre o momento atual, mas isso não tira a minha admiração e nem tira o meu apoio ao seu direito de escrever a sua opinião. Além do mais, o Terrinha é um excelente escritor e sabe português, o que nos deixa mais culto, no mínimo. O Rodolpho também exerce sua opinião, se bem cadê ele?
Mais do que agradecer, o Miguel, quando cita seus colaboradores: Jairinho, Terrinha, Rodolpho, Toninho Ruivo, Padre Roque, Edna Berta e a própria comunidade participante do seu Jornal, quer dizer mais do que somente agradecer. Quer dizer que o Jornal está aberto para o exercício pleno da democracia. Tem a Dorinha, o Mineirinho, o Elias, a Tokiko, o Chico Mestiço, Juninho, Hélio e o Zaguinha, o Alcides Biano, Boca no Trombone com Amilkar Amsterdans, Elogios rasgados ao Terrinha, Rota Policial, Nelsinho da Crianças da Edwirges Monteiro, As Belas de Todos os Tempos, com Yayá do Chaim e a Cris Arnosti. Liderança Espiritual no Parque do Zizo e Viva Cão resgata cachorro.
Acho o jeito do Padre Roque e suas Reminiscências Gratas muito peculiares, fazendo dos seus textos gratas leituras, fechando sempre com suas bênçãos, as quais sempre tomo um pouco para mim. Ainda na primeira página, temos mais do seu jeitão democrático - O pessoal do Irmãos Silva, melhorias nos bairros e ações da administração atual e do Prefeito Kodawara, Parabéns do Cid do Gás, recesso dos alunos e uma notícia desagradável, com roubo, sequestro e adolescentes, fazer o quê, né? O Mundo não é cor de rosa, embora Outubro seja. Sugestão ao Toninho Ruivo e seu Arquivo Secreto, para guardar alguns exemplares, serão de extrema valia aos seus "causos" daqui alguns anos. Parecem piadas, mas devem ter acontecido sim.
Neste domingo, dezenove de dez de quatorze, parabéns Democrático Miguel Postal e Verinha, vale tudo para você também!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui