Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2006 - Conflitos -- 28/09/2014 - 16:09 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Jairão, você sabe mais as datas todas e poderia escrever sobre conflitos; é para a coordenadoria, que pediu exemplos deles e das resoluções, ou caminhos tomados. Internamente já assumi um, pensando em como colocar no papel aquele que poderia ser nosso maior conflito. Já tem uns sessenta dias e pelos conflitos do dia a dia, esqueci o nosso, colocando ele de lado, causando outro na minha consciência. Estão vendo como convivemos com conflitos diários, a todo e qualquer momento.
Ontem mesmo, seguindo o Guilherme, eis que surgem dois carros à frente, cujos três ocupantes do carro de trás, desceram para agredir o da frente e este saiu cantando os pneus, assim que o semáforo abriu. Não tenho a causa, mas, acreditem, no mesmo instante eu afoito, querendo passar um ônibus articulado e não perder o meu filho, arrisquei-me pela contramão, quando um sujeito muito bravo parou seu carro e começou a me dar lição de moral e eu preocupado com a iminente briga. Quando cheguei perto, abri o vidro para tentar desculpar-me. Ouvi mais e aí, pedi ao distinto cuidar da sua própria vida. Claro, que eu sem razão nenhuma, como ocorre na maioria dos conflitos.
Para continuar, fui ao dicionário, como sempre, e encontrei conflito ser profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes, como o de gerações. Ou choque, enfrentamento, como o dos manifestantes com a polícia. Ou, discussão acalorada, altercação. Ou, divergências acentuadas, oposições, como de ideias, interesses... Pode ser contestação, pelo mesmo direito, poder até ser intrapsíquico; nós com os nossos internos, emoção e razão. Tem outras definições e locuções, como guerras; entre leis e impasses no espaço e no tempo.
Nossa, tem conflitos demais; se eu fosse colocar todos aqui não teria espaço suficiente; de interesses, de direitos, de jurisprudências, de poder, de provas, do trabalho, dos amores, de pensamentos, das cores e dos olhos, que cada um vê o que quer.
Coloquei a solicitação inicial de lado, por estar vivendo um conflito interno, paro ou sigo em frente, apesar da saúde e do enfado, do mais do mesmo. A questão interna está na afirmação do que sou, por mim, ou por alguém me dizer. Ah, deixa pra lá, pois o conflito a escrever sucedeu-se em dois mil e seis, pegou fogo, mas resolveu-se; os bombeiros foram maiores e melhores que o combustível das chamas. Neste daqui, volto em outra.
Antes de continuar, o que seria resolução, uma vez que conflitos chamam resoluções. De novo, o dicionário diz da ação ou efeito de resolver-se; meio pelo qual se decide uma questão, um engenho para resolver, uma solução enfim. Geralmente, precisamos de capacidade, engenho, deliberação, propósitos e decisão, para definição das propostas de solução, ou soluções. Como nós temos, em nossa sociedade, inúmeros, incontáveis, incomensuráveis e todosáveis possíveis de conflitos, nós delegamos aos nossos representantes eleitos à análise e solução deles, porém, como vocês veem todos os dias, os nossos conflitos continuam.
Parece que não caberia aqui, mas entre conflitos e resoluções, o próximo domingo, poderá representar o meio termo entre tudo isso, com a nossa própria capacidade, engenho, deliberação e sapiência para uma escolha certa. Assim é no estado democrático, neste domingo, vinte e oito de nove de quatorze, digo amanhã certamente estarei com São Miguel Arcanjo, para, durante a procissão, fazer a melhor das minhas reflexões e, assim, não haverá conflito que me derrube.
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui