Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2314 AC - Paralelas -- 14/09/2014 - 12:57 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem foi este filósofo que disse esta célebre frase: "Duas linhas paralelas se cruzam no infinito". Este início é uma indagação do Rodolpho, numa tergiversação sua a respeito desses atuais tempos e cita meu nome com um talvez eu possa ajudar na resposta.
Em primeiro, paralela é cada uma de duas ou mais retas coplanares que não se cortam, sem nos ater as outras versões que a palavra assume. Isso pelo Houaiss. Já pelo Wikipédia, temos: Segundo a geometria euclidiana, duas retas distintas de um plano são paralelas, quando não tem um ponto comum. Só piorando, a proposição vinte e sete de Euclides dá uma condição suficiente para duas linhas serem paralelas - Se uma reta corta outras duas retas de forma que os àngulos alternados sejam iguais, então estas outras duas retas são paralelas. Chega e quem é Euclides, senão um professor, matemático platónico e escritor, muitas vezes referido como o Pai da Geometria e que, além da sua principal obra, Os Elementos, também escreveu sobre perspectivas, seções cónicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor. Viveu pela Grécia no século III antes de Cristo. Assim, duas linhas paralelas não se cruzam.
Tentando responder o colega, digitei no Google, meu mentor maior e encontrei quinze mil e quinhentos resultados, em menos de um segundo, para "duas linhas paralelas se cruzam no infinito". Vejam uma resposta, que diz a mãe do autor ser dona da frase: "Por mais diferentes que sejamos, em algum momento de nossas vidas, passaremos por situações similares as quais nos desafiarão a refletir sobre algum ponto em comum. Como minha mãe, que é professora de matemática, sempre diz que duas retas paralelas se cruzam no infinito".
Essa outra resposta achei bem bonitinha, de Caio F Abreu - Linhas paralelas se encontram no infinito. O infinito não acaba. O infinito é nunca. Ou sempre. Outro trabalho, dissertação de mestrado, tem este título: Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora? Utiliza-se do conceito de uma estrada reta, cujas laterais parecem se encontrar num ponto mais distante. E agora? Dessa minha procura, encontrei um poeta português, José Fanha, que escreveu um poema de nome Romance Ingênuo de Duas Linhas Paralelas, duas linhas fazem o que está escrito, caminhando lado a lado e nunca se encontrarem até que uma delas convida a outra para um café. Simples, se a outra aceitasse... Igual nós a caminhar, sem ao menos um aceno ao nosso vizinho.
Quem foi o tal do filósofo, não sei, mas poderia ser qualquer um dos nossos políticos, tema do seu texto e da sua indignação. O que está paralelo numa eleição se cruza em outra e se transforma numa única linha, para mais adiante descruzar e voltar ao paralelismo de ocasião, culminando, como o próprio Rodolpho diz, num belo churrasco. Paciência, no jogo democrático as coligações coexistem, mas bem que poderiam ser mais limpas, no entanto quimeras mil querer consertar.
Certamente as linhas paralelas de hoje se cruzarão em dois mil e quinze ou dezesseis, a depender de nós mesmos e de nossa inanição política e neste domingo, quatorze de nove de quatorze, torcendo para Stephen Hawking influenciar o nosso espaço-tempo político, deixo a pergunta se as linhas paralelas geométricas se cruzam mesmo no infinito... Já as políticas se cruzam sempre.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui