Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1970 - Mico micado -- 02/09/2014 - 11:50 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mico tem algumas definições no Houaiss, até dança de roda e a mais comum define o sagui; até o diabo, que eu nem imaginava e dependendo do contexto pode ser um xingamento pesado, fora de questão aqui. Só quero falar dos micos, as situações embaraçosas, quando dizemos pagar mico, que é passar vergonha, dar vexame e pagar o mico é sofrer as consequências de; pagar o pato. Tem mais, como destripar o mico, simplesmente vomitar, embora eu prefira chamar o hugooo. Quando o sujeito destripa o mico, ele também paga mico e fica micado.
Ficar com o mico na mão, vem do jogo mico-preto, quando o perdedor fica com o mico na mão, eu agora sem conseguir fazer a conexão exata, ou seja, miquei. Micar é não ter êxito, gorar, fracassar e malograr. Na economia é perder o valor ou passar a ser de difícil aceitação; por exemplo, a aplicação que ele tinha, micou. Não rendeu o esperado. Situação de todos os investidores nas ações do Eike e suas empresas xis, uma das coisas mais micadas atualmente.
Quem é do ramo, sabe o que é ter um ponto micado, aquele que nunca consegue pegar, quase uma maldição a atingir lojas, restaurantes, ou qualquer tipo de comércio, que não vai de jeito nenhum, até fechar as portas. Por isso, nas estradas, notamos postos, postão até, mas sem viva alma a abastecer e consumir.
Nos shoppings também já notei isso, de monte, aliás, até o próprio shopping micou. Conheço dois aqui perto de casa, um na Lapa e outro na Vila Leopoldina. O da Lapa evaporou-se e o outro virou centro de exposições, parece micado idem.
Mais por hoje, as pessoas dizem sentirem vergonha alheia, de quem está no processo de micagem ou micação, sei qual certo incerto seja. Vergonha alheia de mim mesmo já tive algumas, mesmo que eu tenha me esquecido de todas e não queira contar nem morto. Devo ter passado muitos micos na minha existência e por conveniência esqueci todos, rs...
No meu dia-a-dia, toda terça tem "pagação" de mico, notada quando olhares se cruzam ou sobrancelhas se levantam, porém o silêncio é total e a vergonha alheia nem desponta nas faces alheias. Engraçado é que o mico evolui e pagar vira hábito, tem até carnê. Além dos meus, consigo prever alguns e tenho acertado quase todos, já quase um doutor com eme bi ei, como se vantagem fosse, pelo menos sorriso tem.
Ontem, me perguntaram o que seria cabotino; respondi de chute ser um sujeito brincalhão, já em processo de mico à vista. Quase acertei, porém, por poder ser comediante, mas é mais certo dizer do indivíduo presunçoso, vaidoso, que se comporta afetadamente ou tenta atrair sobre si as atenções, e alardeia as qualidades que pretensa ou realmente possui. Coloquei toda a definição, porque o maior pagador de mico, das terças, é de fato um cabotino.
Pitoresco por ser, tenho na lembrança; acho que o primeiro mico que eu vi, em setenta; quando comecei a frequentar bailes e no bar do clube um ilustre cidadão pagou um daqueles, ao contestar um militar, na frente do próprio, sem sabê-lo, incluindo comentários elogiosos a sua distinta patroa. Já que to nesse ano, acrescento que aquele casal de pai e filha, dançando tango era micão também, embora lingerie de soslaio fosse bem vinda. Não espero ninguém se lembrar disso, é que me ocorreu.
Quinta, recebi um e-mail bem micado, pela deselegància e pretensão, não tive alheia vergonha, só o dó que me tomou foi suficiente para esquecê-lo, mencionado aqui pelo mais recente, menos importante e sem ser o último.
Neste domingo, três de oito de quatorze, apesar dos micos todos, digo ser aconselhável levar a vida na flauta, sorrir de nós mesmos, até dos sete a um que levamos na nossa jornada toda...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui