Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Alcântara, a Guantánamo tupiniquim -- 09/10/2007 - 16:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Oi Gente,

Este e-mail é tambem de 2002 mas acho interessante divulgá-lo novamente numa tentativa de desfazer um conceito que infelizmente é comum ai no Brasil.

Fiquei muito decepcionado com o artigo que um conceituado Oficial da FEB predizendo que a Base de Alcântara vai ser a "Guantanamo" Brasileira se fôr arrendada para os Estados Unidos. .Como sabem, durante a Segunda Guerra os Estados Unidos tiveram inúmeras bases no Brasil que só trouxeram progresso financeiro e cultural para as regiões em que estavam situadas. Depois da guerra os Americanos deixaram edifícios, hangares, e até aviões e pistas de aviação que até hoje ainda estão sendo muito usados sem exigir pagamento algum pelos melhoramentos feitos.

Os Americanos ajudaram a Cuba a ficar independente da Espanha. Em 1898 eles até perderam o Cruzador Americano "USS Maine" que foi dinamitado na Baia de Havana com a perda de 500 marinheiros Americanos.

Guantanamo, na Cuba, que era uma região completamente desolada, foi Arrendada pelo governo da nova República de Cuba aos Estados Unidos para dar um incentivo de trabalho e melhoramentos na região que até hoje a Cuba de Castro está se beneficiando. Mesma coisa com o Canal do Panamá, que foi construido pelos Estados Unidos com muito dinheiro e morte de muitos trabalhadores Americanos. O Canal foi recentemente devolvido intacto para a governo Panamenho, sem os Estados Unidos exigirem qualquer indenização após o termino do arrendamento. . . tal como as Companhias Inglesas que construiram as Estradas de Ferro no Brasil e arrendaram a propriedade por 50 anos e após o término do arrendamento eles se retiraram.

Fidel Castro ainda deixa Guantanamo com os Estados Unidos porque a Base dá realmente emprego para muitos Cubanos e o Fidelito tambem precisa do dinheiro que ainda recebe do arrendamento.

Voltando ao Canal do Panamá, o governo Panamenho, desde que ficou com o Canal, em 1980 arrendou a Entrada e a Saida do Canal para a China comunista que neste momento tem soldados Chineses treinando lá, num contrôle absoluto do Canal quasi tão perto dos Estados Unidos como a Cuba é.

Ninguem aí no Brasil fala sobre o Canal do Panamá que o governo Panamenho praticamente entregou para a China Comunista em troca de dinheiro.

Os Estados Unidos tambem construiram bases nas Filipinas durante a Segunda Guerra que ficaram lá, mesmo depois dos EEUU concederem a independência às Filipinas. Recentemente o governo das Filipinas pediu para os Americanos se retirarem e eles se retiraram. Apezar de que, na guerra contra a Espanha de 1898 as Filipinas tinham sido cedidas aos Estados Unidos como parte das negociações de paz entre a Espanha e os EEUU.

Conheci muito bem o Capitão da Aeronáutica Reginaldo em 1971 que mais tarde ficou em nossa casa em Saint Louis, Missouri em 1973 antes de ir tirar um curso de Sensoriamentos Remotos na Universidade de Michigan como eu havia tirado. Ele agora é o Brigadeiro do Ar, Comandante da Base de Alcântara e acha que o ARRENDAMENTO da base para os EEUU traria muitos benefícios para o Brasil. Se o Brasil não quizer arrendar é só dizer "NÃO!"

Eloy Franco, dos EUA


***

Comentário

F. Maier

Na época, devido ao trabalho bem elaborado na Câmara dos Deputados, tendo à frente o então deputado Waldir Pires (o ex-Ministro do Apagão Aéreo), relator do projeto, não progrediu a idéia do governo FHC, de arrendar a Base de Lançamento de Alcântara aos americanos.

As maiores idiotices foram ditas na época: que perderíamos a autodeterminação, que nenhum brasileiro poderia entrar no local, que a área seria uma Nova Guantánamo e outras alucinações mais.

Como se os americanos, se viessem a se instalar no Maranhão, tivessem alguma obrigação de mostrar suas inovações tecnológicas, protegidas por leis específicas do Congresso de seu país. Seria a mesma idiotice que querer entrar numa embaixada estrangeira, em Brasília, para não perder a tal "autodeterminação". Ora, tanto em centros tecnológicos construídos no exterior, quanto nas embaixadas, só podemos entrar lá como convidados, não como polícia que entra na favela e sai arrebentando tudo pela frente.

Com a negativa brasileira (que, entretanto, "abriu as pernas" aos ucranianos...), lucraram apenas os socialistas retrógrados e os nacionalisteiros babacas, aí incluídos muitos militares, até um herói da II Guerra Mundial (brigadeiro Rui Moreira Lima), que até hoje inflam o peito, cheios de patriotistmo, apesar de todo o prejuízo que causaram ao povo brasileiro, pois com o não arrendamento de Alcântara aos americanos deixamos de receber US$ 30 milhões anuais!

Não existe burrice que se possa comparar à burrice dos comunistas/socialistas. Quando essa burrice socialistóide se alia à burrice dos nacionalisteiros babacas, aí então não tem pra ninguém!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui