Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de Alamar R. Carvalho ao Ministro da Saúde -- 27/09/2007 - 16:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De: Alamar Régis Carvalho
Para: Ronaldo Alves
Assunto: Carta ao Ministro da Saúde

Ronaldo: Dando continuidade ao processo de cobrança que comecei a fazer, na carta que enviei ao ministro Guido Mantega, mandei também esta ao senhor ministro da Saúde, José Temporão, e passo ao conhecimento dos meus amigos.


Carta ao Ministro da Saúde

Encaminho a você, Ronaldo, a carta que enviei, ontem, ao senhor Ministro da Saúde, no mesmo estilo da que fiz, recentemente, ao senhor Ministro da Fazenda, cobrando, veementemente, prestação de contas e satisfações à sociedade brasileira acerca da aplicação dos elevadíssimos recursos arrecadados com a famigerada CPMF.
Sei que o ministro Temporão não vai responder, assim como o ministro Mantega e seus assessores também não deram a menor bola, uma vez que eles sempre acham que manifestação de uma pessoa só não tem qualquer relevância.

Apelo para que todos, também, reenviem esta carta para o mesmo endereço (ministro@saude.gov.br) ou que escrevam as suas próprias, com as suas redações e estilos individuais, e que pressionemos, ao máximo, para que os governantes e a pouca vergonha política percebam que nem todos os brasileiros são omissos e muito menos acéfalos.
Se você achar conveniente, passe esta carta em frente.

Observação: Na carta que fiz ao ministro Mantega, recebi inúmeros pedidos de autorizações para publicações em jornais, em sites, repassar para amigos, etc. Informo que ninguém precisa pedir autorização a este autor para repassar, publicar em jornais e sites qualquer artigo meu. Todos estão autorizados.
Forte abraço.

Alamar Régis - alamar@redevisao.net


Santos, 24 de agosto de 2007.

De: Alamar Régis Carvalho.
Ao. Dr. José Gomes Temporão.
Ministro da Saúde do Brasil
ministro@saude.gov.br
(61) 3315-2392

Senhor Ministro:

Em princípio quero informar que esta não é uma carta enviada por um inimigo do governo, cidadão daquele tipo que odeia o Lula e, por tabela, desqualifica e desrespeita todos os seus ministros e assessores, pela liberalidade de simplesmente dizer que nada presta, atacar, ofender e agredir, em nome da “democracia”, passando a criticar e “baixar o cacete” em absoluta carência de bom senso e coerência.
Não é bem isto, Ministro. Não se trata de algo desrespeitoso a uma autoridade constituída.
O que vai aqui é a manifestação responsável de um brasileiro que não é idiota e muito menos acéfalo, que sabe fazer contas e que também, por força da profissão, como Analista de Sistemas, procura sempre aplicar a lógica nos seus questionamentos.

Em princípio deixe-me começar elogiando: Gostei muito de ver, no site do seu Ministério, aquela “webtv” dando orientações sobre saúde para o povo, com aquelas inserções do Doutor Dráuzio Varela e outros médicos, que ficaram muito boas. Excelente, muito bem feita. É isto que se espera do Ministério da Saúde, fazer mais saúde do que política, o que se espera também dos demais ministérios.

Mas estão faltando algumas coisinhas ali, que eu gostaria de pedir a esse Ministério para esclarecer a população:

Afinal de contas o Aspartame é ou não é concerígeno? Há médicos que recomendam e outros que condenam, quem está com a verdade?
A margarina é benéfica ou maléfica?

Por que as empresas de Planos de Saúde fazem o que bem entendem no Brasil, conseguem os índices de aumentos que querem nas mensalidades dos seus usuários (sempre acima da inflação), desconsideram os médicos, atendem mal e não se vê uma postura enérgica do governo contra os seus abusos?

Ministro, tem plano de saúde aí determinando que os seus médicos conveniados se limitem a pedir apenas 3 exames aos seus pacientes, qualquer que seja o diagnóstico e o quadro apresentado! Isto é uma vergonha.

Tem um montão de perguntas que prefiro deixar para uma outra carta, pra esta não ficar grande demais, já que o assunto aqui é a CPMF.
Vamos ao assunto principal.

O Brasil inteiro é testemunha, senhor Ministro, de que a CPMF foi criada pelo Governo Fernando Henrique, por sugestão do extraordinário, respeitável, digno, competente, honesto e honrado Dr. Adib Jatente, então titular desse Ministério, para resolver problemas DA SAÚDE em nosso País.

Foi dito à Nação, também, que se trataria de uma CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA.

Toda a imprensa brasileira têm a autenticação disto, gravada em suas fitas de vídeo, fotografias, entrevistas, reportagens, etc... o que não resta a menor dúvida.

O Brasil inteiro acreditou que o Governo Federal seria honesto em utilizar esse tributo que, repito, foi chamado de contribuição, para, realmente, resolver os problemas da Saúde.
Claro, jamais alguém, por maior que seja o seu espírito de oposição, poderia acreditar que o Governo Federal fosse capaz de aplicar alguma picaretagem no contribuinte e exposto a enganar o povo, mentindo, sob a alegação de que se trataria de uma contribuição quando, na verdade, estaria criando mais um imposto, tanto é que já dura quase 15 anos.

Aproveito a oportunidade para chamar atenção do governo pra esta burrice, senhor Ministro: Onde já se viu contribuição obrigatória? Se é contribuição, não pode ser obrigatória.

Para a surpresa da Nação, o governo Fernando Henrique fez, de fato, esta picaretagem com o país, essa safadeza e pouca vergonha.

Mas até aí, tudo até aceitável, considerando-se que a população poderia esperar, como conseqüência, uma melhora no sistema de Saúde do País, o que já seria um grande avanço, mesmo ficando a Educação, a Segurança Pública e outros serviços básicos a desejarem.

De repente vem o governo Lula, do qual o senhor faz parte, baixando o sarrafo no Fernando Henrique, criticando tudo o que ele fez, inclusive repetindo diversas vezes que a famigerada CPMF não fora criada por este governo, porém sem abrir mão de mantê-la e até lutar para que permaneça definitiva, enganando o povo com o mesmo nome de contribuição, porém sendo imposto.

Ainda assim seria tolerável e aceitável, considerando que a população poderia esperar atitudes honestas de Brasília, destinando verdadeiramente os recursos para as finalidades as quais eles foram criados. Claro, porque não dá para admitir canalhices no governo federal.
Partindo deste princípio, levando em conta que de 1993 até abril de 2007, conforme apontam os técnicos tributários, consta que a CPMF proporcionou aos cofres do governo mais de 250 BILHÕES DE REAIS.

Supondo que destes mais de 250 bilhões, apenas 50% fosse aplicado na saúde, ou seja, 125 bilhões, como acréscimo e não como orçamento total do Ministério, uma vez que ele já tem historicamente os seus recursos provenientes dos outros elevadíssimos impostos que o governo já cobra do povo, acredita-se que esses recursos foram aplicados, de fato, na Saúde, ou seja, na construção de hospitais, reequipamentos, postos de atendimento público etc...

Partindo do princípio que, se dividíssemos esses 125 bilhões pelos 27 estados, teríamos a aplicação média de mais de 4 bilhões, seiscentos e vinte e nove milhões de reais para cada um, obviamente que em valores proporcionais, aplicados conforme as características de cada Estado, quando veríamos São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, por exemplo, recebendo aproximadamente 10 bilhões de reais cada um.

É daí que eu pergunto a esse Ministério, utilizando o Rio de Janeiro, sua terra, como exemplo, para que os leitores façam as mesmas análises nos demais estados da Federação:
Onde é que a população pode ver aplicados 10 bilhões de reais na Saúde, no Rio de Janeiro, por exemplo, senhor Ministro?

O povo carioca continua a depender do conhecido Hospital Miguel Couto, com toda aquela deficiência, equipamentos velhos, quebrados, doentes espalhados pelos corredores, eletroencefalógrafos que não funcionam, equipamentos de radiologia inoperantes, UTIs deficientes, médicos e enfermeiros ganhando pessimamente mal e toda essa pouca vergonha que a televisão mostra a todo momento, tendo o Brasil como testemunha.

Mas talvez o senhor e seus assessores questionem: “este cara está escrevendo de São Paulo, querendo dar opinião sobre a saúde no Rio de Janeiro e não sabe o que está dizendo”.
De fato, talvez seja isto. Mas, já que nas entrevistas dos homens do governo, inclusive nas suas, sempre dizem que está tudo lindo e maravilhoso, passando para o povo, em propagandas, a idéia de que nunca o Brasil foi tão saudável como hoje, peçamos então para que o povo carioca responda aos questionamentos abaixo:

1) O hospital Miguel Couto, bem como todos os outros hospitais públicos do Rio de Janeiro, teve alguma melhora de 1993 para cá, em relação ao período do mesmo ano para trás?

2) Os médicos e enfermeiros do Rio de Janeiro passaram a ganhar mais no período?

3) Há registros de mais UTIs, mais ambulâncias, mais equipamentos de ressonância, radiologia, tomografia e outros no Rio de Janeiro?

Talvez até eu esteja errado, vamos ficar na expectativa da resposta do carioca. Mas eu quero respostas do povo, pelas câmeras da TV, e não respostas feitas por agências de publicidade contratadas.

Mas não fiquemos restritos apenas ao Rio de Janeiro.

Vejamos, também, o grande Hospital João XXIII em Belo Horizonte, MG. O que há de novidade lá, no período? Será que as pessoas estão conseguindo marcar consultas, sem esperar meses numa fila?
Vejamos o Hospital Valfredo Gurgel, em Natal, no Rio Grande Norte, que tem duas UTIs, mas uma estava fechada até o mês passado, por falta de equipamentos, reabriu recentemente, capenga, sem condições de atendimento com qualidade, aquela bagunça onde se vê até macas pelo chão.

Vejamos também o Hospital Conceição, em Porto Alegre, Ministro. Será que o povo gaúcho merece aquilo?

Vamos a São Paulo, onde a situação é menos ruim no Brasil, e observemos o Hospital Mandaqui, o grande hospital da Zona Norte, que está com suas paredes pintadinhas bonitinhas e até tem alguns equipamentos novos, não sei se adquiridos com recursos da CPMF ou dinheiro do governo do Estado, mas em compensação não tem médicos suficientes, as pessoas, mesmo urinando sangue, passam meses pra conseguirem marcar uma consulta.

A Santa Casa de São Paulo ainda tem gente chegando às 2 horas da manhã, num frio desgraçado, pra conseguir tentar a sorte de ser atendida.

Acabamos de ver outro escândalo, envolvendo a saúde de nosso País, com esse caso da Elizângela, da Paraíba, que morreu abandonada pelo sistema de saúde. Foram os médicos os culpados? Não Ministro, eles não estão agüentando mais o processo humilhante a que são submetidos pelo SUS e também pelos planos de saúde, eles estão pedindo socorro, pra poderem ter condições de socorrer as pessoas. Não é que eles queiram ganhar o quanto ganha um assensorista da Câmara dos Vereadores de São Paulo, já que assensorista geralmente deve estudar muito, fizer graduação, mestrado, doutorado e chegar a PHd pra ter condições de pilotar um elevador, mas pelo menos querem ganhar algo compatível e justo com uma profissão de tamanha responsabilidade.

Se os médicos entraram em greve, Ministro, foi porque aprenderam a lição ensinada pelo PT ao longo dos últimos anos, com a CUT e outras CDN (Centrais de Demagogia Nacional) estimulando esta prática que não atinge governante nenhum e sim o próprio povo.

Que diabo é isto, Ministro, e o governo ainda vem à televisão dizer que está tudo bem com a saúde em nosso País?

Eu poderia citar aqui todas as capitais, já que em todo lugar tem gente com os olhos bem arregalados vendo a realidade que é totalmente diferente da publicidade, imagine nas cidades de interior.

Onde foram aplicados esses mais de 250 milhões de reais, Ministro Temporão?

Eu não quero resposta para mim; primeiro porque sei que ministro não responde a brasileiro nenhum, segundo porque sou apenas um em mais de 180 milhões. O que quero é, somente, que o governo PRESTE CONTAS diante das câmeras das grandes redes de televisão, quando sugiro que o senhor convoque um pool de emissoras, com suas equipes de reportagens juntas.

Sugiro todas as equipes de reportagens juntas porque sei que se somente a Globo mostrar como a coisa está, caso comprove que o sistema está mesmo uma porcaria, os partidários do Lula vão dizer que ela está comprada pela tal “elite” para derrubar o Lula, já que toda vez que ela denuncia safadezas sempre há esta argumentação, citando essa “elite” que ninguém sabem quem é, no Brasil. Se comprovar que está tudo bem, já teremos reações dos que odeiam o Lula, que, certamente, vão dizer também que ela está comprada pelo presidente para defendê-lo. Então convoque todo mundo: SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV, revista VEJA, Isto É, Época... mesmo correndo o risco dos radicais irracionais continuarem a dizer que todas as emissoras e revistas foram compradas.

Pra onde foi o diabo do dinheiro da CPMF, Ministro? Cadê a melhoria da Saúde?

Existem brasileiros de inteligência de minhoca que vêem uma propaganda de governo na televisão e acham que tudo está mesmo maravilhoso, mesmo que diante dos seus próprios olhos testemunhem o contrário, mas existem também brasileiros que raciocinam e que não deixam se levar pelas estratégias publicitárias montadas pelos marketeiros contratados. São estes segundos que querem a prestação de contas detalhadamente.

Mostre, Ministro, já que a consciência do “quem não deve não teme” deve ser um esteio de segurança para toda criatura de dignidade. Cale, de uma vez por todas, a boca de todos os brasileiros que duvidam da honestidade e dignidade desse governo, inclusive a minha, mostrando fatos, já que contra fatos não há argumentos.

Vou ficar aqui esperando por esta prestação de contas, já que, como milhões de brasileiros, estou inconformado com tanta safadeza política, tanta sujeira e pouca vergonha que não acaba nunca, neste país onde os governos não têm limites na disposição de extorquir o povo com tantos impostos, bi-tributações, indústria das multas, taxas sobre taxas e um vampirismo imensurável nesta obsessão de arrecadar, arrecadar e arrecadar sem nada, ou muito pouco, oferecer em troca para a população.

Ou será que, mais uma vez, o pleito dos brasileiros será jogado na lixeira e vamos ter que assistir o cínico, calhorda, descarado, ridículo e imoral Congresso Nacional aprovar mais uma vez a permanência dessa pouca vergonha, chamada CPMF em nossa cara, no abuso covarde do poder que possui, aprovando o que quer, obviamente para atender às suas CONVENIÊNCIA$ mesmo sabendo que a população, quase unanimemente, reprova esse como qualquer outro roubo?

Encerro esta carta com manifestação do respeito que a sua pessoa humana merece, mas também,

Indignadamente.

Alamar Régis Carvalho
Analista de Sistemas e Escritor
alamar@redevisao.net
ORKUT "alamarregis"

Alamar Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor - E-mail: alamar@redevisao.net orkut: "alamarregis" www.redevisao.net
Não se deixe levar pelo insensato preconceito que muitas pessoas mantém contra o Marketing Multi Nível no Brasil, generalizando e concebendo tudo o que faz nesta área como se fosse necessariamente o que se chama de "picaretagem". Conheça a REDE LIVROS, um dos projetos culturais mais bem elaborados do nosso País. É uma idéia que faz, também, as pessoas ganharem algum dinheiro; mas absolutamente ético, legal e moral: www.redelivros.net

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui